Skip to main content

10 Atletas portugueses que fizeram história

Esforço, dedicação, sacrifício, capacidade de superação, todas estas são palavras que nos vêm à cabeça quando pensamos em atletas profissionais. São, também, palavras inerentes quando se fala de conquistas e momentos de glória no desporto. E se há coisa que nos podemos orgulhar é de termos atletas que levam o nome de Portugal “para além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana”. *

 

 

Cristiano Ronaldo, Fernando Pimenta, Miguel Oliveira ou Telma Monteiro, são alguns dos nomes que hoje nos colocam com o coração nas mãos quando entram em ação, mas antes destes nomes nos fazerem vibrar, existiram outros tantos que deixaram o nome na história do desporto nacional. Vamos relembrar 10 desportistas que deixaram a sua marca.
 

1. Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira, ou “Pantera Negra”, como é também conhecido, foi considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos e um dos maiores símbolos portugueses.

Conhecido pelos seus atributos técnicos: velocidade, drible e potência de remate fora de série, destacou-se com a camisola do Sport Lisboa e Benfica, onde conquistou diversos prémios individuais, taças e campeonatos nacionais, tendo inclusive conduzido a seleção nacional de futebol a um terceiro lugar no Mundial de Inglaterra em 1966, onde marcou 9 golos.


2. Rosa Mota

Rosa Maria Correia dos Santos Mota, ou Rosa Mota, como é mais conhecida esta grande referência do atletismo feminino português. Foi distinguida em 2017 pela Associação Internacional de Maratonas como a melhor maratonista de todos os tempos devido à sua carreira repleta de títulos, onde se destacam a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 ou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seoul em 1988. Rosa Mota venceu 14 das 21 maratonas que participou e subiu ao pódio por 18 ocasiões, tornando-se numa lenda do atletismo.


3. Carlos Lopes

Falar de atletismo sem falar de Carlos Lopes é quase impossível. Carlos Alberto de Sousa Lopes foi um dos melhores atletas portugueses de todos os tempos e uma referência a nível mundial no atletismo de longa distância.

Tendo-se distinguido nas provas de estrada, nas competições em pista e no corta-mato foi, contudo, na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, que conquistou, pela primeira vez na história, a tão ambicionada medalha de ouro para Portugal. Uma curiosidade, este feito tornou-se ainda maior dado que o atleta tinha 37 anos de idade e tinha sido atropelado na semana anterior à competição.


4. Joaquim Agostinho

Considerado um dos melhores desportistas de sempre e uma das grandes referências do ciclismo nacional, Joaquim Agostinho, ou “Quim Cambalhotas" - como ficou conhecido devido aos seus tombos constantes -destacou-se ao serviço do Sporting Clube de Portugal, onde conquistou várias Voltas a Portugal, brilhou na Volta a França, Volta a Espanha e nos Campeonatos do Mundo de Estrada.

Com 41 anos sofreu uma queda na Volta ao Algarve, devido a um cão que se atravessou no caminho, e ficou em estado critico. Contudo, para manter a camisola amarela subiu para a bicicleta com a ajuda de dois colegas e cortou a que viria ser a sua última meta. Infelizmente, devido aos ferimentos sofridos nesse acidente veio a falecer 10 dias depois.

 

5. Luís Figo

Luís Filipe Madeira Caeiro Figo, ou de forma mais simples e pela qual ficou conhecido, Figo, foi um dos nomes mais sonantes da chamada “geração de ouro” do futebol português. Com nomes como o Sporting Clube de Portugal, Fc Barcelona, Real Madrid CF e FC Internazionale Milano no seu currículo, Figo conquistou vários prémios individuais e coletivos, como a Bola de Ouro em 2000, Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001 ou a Liga dos Campeões da UEFA, pelo Real Madrid, em 2001-2002.


6. António Livramento

António Livramento foi um dos melhores jogadores de hóquei em patins de todos os tempos. Ao longo da sua carreira, tanto de jogador como de treinador, António Livramento conquistou vários prémios individuais e coletivos, onde se destacam os três mundiais e sete europeus com a Seleção Portuguesa e uma Taça dos Campeões Europeus, ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

 

7. António Jesus Correia

António Jesus Correia foi um desportista que se destacou em duas modalidades diferentes: futebol e hóquei de patins.
No futebol fez parte dos famosos “Cinco Violinos”, ao lado de Peyroteo, Travassos, Vasques e Abano, tendo tido várias vitórias e conquistado vários títulos ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
No auge da sua carreira, o Sporting tentou adquirir o seu passe em exclusivo, mas o atleta optou pelo hóquei - o seu primeiro grande amor - tendo-se despedido assim do futebol de alta competição.

 

8. Vítor Baia

Considerado um dos melhores guarda-redes da história do futebol português é hoje um exemplo para quem quer fazer carreira neste desporto.
Ao longo da sua carreira venceu 33 competições ao serviço do Futebol Clube do Porto e do FC Barcelona - a sua transferência em 1996 para o FC Barcelona, tornou-o no mais caro guarda-redes do mundo.
Encontra-se, atualmente, em sexto lugar na lista dos jogadores com mais títulos na história do futebol.

 

9. Mário Coluna

O “Monstro Sagrado”, ou Mário Esteves Coluna, foi um dos jogadores de futebol português mais importante de sempre.
Com a camisola vermelha vestida, conduziu o Sport Lisboa e Benfica, durante as décadas de 50 e 60, a várias conquistas nacionais e internacionais e, com a braçadeira de capitão, levou a seleção até ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, em Inglaterra.


10. Ticha Penicheiro

Patrícia Nunes Penicheiro, ou Tinha Penicheiro, como é mais conhecida, foi uma das melhores basquetebolistas de todos os tempos e é uma das maiores referências nacionais nesta modalidade.

Com uma carreira de sucesso em Portugal e nos Estados Unidos, onde fez parte da Women’s Nacional Basketball Association (WNBA), Tinha Penicheiro jogou ao mais alto nível durante 15 anos e chegou a ser nomeada como uma das 15 melhores jogadoras de sempre na história da Liga Americana de Basquetebol.

 

 

*Estância I, do Canto I d’Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.