Skip to main content

9 ideias para ficar em forma, ao ar livre, em Lisboa

A chegada do bom tempo pede exercício físico fora de portas! Temos sugestões que incluem a tradicional corrida ou ciclismo e outras mais radicais, como a escalada ou o skate.

 

1. Corra a zona ribeirinha de Belém

Não faltam sítios para correr na capital, mas a zona ribeirinha de Belém, acompanhada pelo rio, conquista pela vista! É provável que tenha de se afastar de miúdos em patins ou de atletas domingueiros, de qualquer forma, aproveite o percurso e os jardins e resista à tentação de não ficar na fila dos pastéis de Belém! - É para correr! 

 

2. Experimente o skate no Pump Track do Parque Das Nações 

O Pump Track é um local de paragem obrigatória para quem gosta de “rolar” e, certamente, que os amantes de skate já usaram e abusaram das suas subidas e descidas! O espaço seduz pelas curvas em campo verde com a Ponte Vasco da Gama como cenário de fundo! É um verdadeiro postal ilustrativo da cidade e atrai desportistas de todos os níveis e idades! 

 

3. Calce os patins e faça um “grind” na Praça da Figueira 

Não é um campo de patinagem, mas é um dos locais de eleição para o convívio desta comunidade sobre rodas. Obstáculos há só um, a elevação que compõe a estátua de D. João I, mas é o suficiente para excelentes flips ou grinds! 

 

4. Escale a Parede do Vale do Silêncio

Este espaço verde de excelência na cidade é equipado com a maior e melhor parede artificial de escalada em Portugal! 

São três estruturas de escalada e uma delas com uns incríveis 12 metros! Depois de chegar ao cimo desfrute da vista! Boas oscilações.

 

5. Estenda o tapete de yoga no Parque Eduardo VII

Começar a manhã ou terminar o dia com uma aula de yoga ao ar livre faz bem ao corpo e à mente. No Parque Eduardo VII há espaço em abundância, luz natural e uma boa brisa! Com a pandemia cresceram as atividades outdoor e esta prática que nos faz esticar e respirar melhor, não é exceção! 

 

6. Suba os 137 degraus das “escadinhas da saúde”

Desce-las é sempre a tarefa mais fácil, mas subi-las é um excelente desafio quando se quer treinar as pernas! As Escadinhas da Saúde representam 32 metros de subida com um desnível de 13 e ligam a Praça do Martim Moniz à Rua Marquês Ponte de Lima, na Mouraria. Desde outubro de 2018, podes fazer batota e optar por subir pelas escadas rolantes – as primeiras a céu aberto da cidade de Lisboa. 

 

7. Experimente remar no lago do Campo Grande  

Os barquinhos a remos voltam a navegar as águas do lago artificial do Jardim do Campo Grande pós-confinamento. Têm capacidade até três pessoas e não é preciso ser profissional do remo para poder embarcar, basta ter coragem, apanhar-lhe o jeito e vai ver como sai de braços exercitados! 

 

8. Pedale a ciclovia da Av Infante D. Henrique

A cidade está a apostar, cada vez mais, em vias dedicadas às bicicletas, tornando-a mais sustentável e “amiga” do ambiente. A ciclovia da Av Infante D. Henrique permite percorrer desde a Fábrica do Braço de Prata à Estação de Santa Apolónia. São 4.2 quilómetros que distanciam estes dois pontos em Lisboa, sempre pela marginal e em paralelo, com bastante arvoredo pelo caminho e o rio Tejo mesmo ali ao lado.


9. Marque uns cestos no Campo mártires da Pátria 

O polidesportivo do Campo Mártires da Pátria, usado sobretudo por fãs de basquetebol, é uma galeria a céu aberto! A intervenção é do artista Akacorleone, que pretende que as pessoas possam fazer parte da obra! Vá até lá, marque uns cestos e leve a máquina fotográfica para registar o momento!