Skip to main content

10 mitos sobre exercício físico

Existem vários mitos relacionados com o desporto, muitos deles acabam por nos condicionar a ter resultados melhores, hoje vamos desmistificar alguns dos mais populares.

1. Sem suplementos de proteína não há resultados

A ingestão em excesso de proteínas, seja através de alimentos ricos neste macronutriente ou de suplementos, além de desnecessária, pois não contribui para a melhoria da performance e aumento de massa muscular, pode ser até prejudicial para a saúde. No entanto, quem pratica exercício físico de forma regular deve reforçar a sua ingestão. Caso tenha dúvidas, consulte um nutricionista que lhe irá indicar as quantidades certas para os seus objetivos.
 

2. O treino só é eficiente quando causa dor nos músculos

As dores musculares acontecem devido a microtraumas ocorridos nas fibras musculares durante a prática desportiva. São um processo microscópico e que leva ao crescimento dos músculos. Se fizer desporto de forma recorrente e exercitar-se de maneira geral, não irá ter dores musculares.
 

3. Os melhores exercícios para se perder peso são os de cardio

Qualquer forma de exercício é “cardio”, sendo as demandas fisiológicas que determinarão a intensidade com que o sistema cardiovascular terá de funcionar para sustentar o esforço. Perder peso, ou melhorar a composição corporal pela perda do tecido adiposo que se encontra em excesso, passa por várias componentes como melhorar a alimentação, praticar exercício físico de forma regular ou ter bons hábitos de sono.
 

4. Muitos abdominais = a redução de gordura abdominal

Era bom que o processo de perda de gordura abdominal se resumisse à realização de abdominais. Para a perda da massa gorda em excesso é necessário adotar hábitos de vida saudáveis e não realizar “métodos de treino mágicos”.
 

5. Quanto mais treinar, melhor serão os resultados

Pode até passar três horas no ginásio, mas se não executar os exercícios de forma correta, pode não ter resultados.
Intensidade e volume são conceitos opostos, portanto, quem quiser treinar de forma intensa terá de diminuir a duração.


6. Deve-se exercitar o máximo possível

Uma das coisas fundamentais para se ter resultados é ter períodos de descanso. Trabalhar os mesmos grupos musculares todos os dias pode causar fadiga muscular e provocar lesões graves. Assim, divida o exercício ao longo dos dias da semana e trabalhe grupos musculares diferentes. Se quiser melhorar os resultados pode intercalar trabalho cardiovascular com trabalho de hipertrofia.


7. A melhor altura do dia para fazer exercício é de manhã

Apesar de o momento escolhido para treinar, muitas vezes, estar dependente da forma como se consegue gerir o dia a dia, o essencial é manter um padrão regular de treino, sendo este um fator determinação na regulação biológica. Assim sendo, encontrar a hora certa que permita manter a regularidade é fulcral.

8. As mulheres que fazem musculação ficam com um corpo masculino

Este deve ser um dos maiores mitos que existe no universo feminino. Para que isto acontecesse a mulher teria de consumir substâncias químicas para desenvolver um outro morfotipo. As mulheres que fazem exercício, seja ele musculação ou outro tipo de trabalho muscular, só irão acentuar as linhas definidas pela sua genética.

9. A balança revela o resultado do treino

Nem sempre, para perceber se efetivamente emagreceu use uma fita métrica e meça o perímetro da área pretendida. Pode apresentar o mesmo peso, mas estar mais tonificado. A massa muscular também pesa.

10. Começamos logo a perder peso

Começar uma atividade desportiva não leva a uma perda imediata de peso. Só a prática continuada poderá levar à perda de massa gorda sustentada. Ou seja, uma semana não chega. Assim sendo, combine exercício físico regular com uma alimentação adequada.