Skip to main content

14º Congresso Nacional Portugal Ativo

O congresso dedicado ao mundo do Fitness arrancou hoje, nesta que é a sua 14ª edição. Ao todo serão dois dias onde palestras, trocas de conhecimento ou workshops não irão faltar.

O Pavilhão do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, recebe hoje e amanhã, dia 22 e 23 de outubro, o que de melhor o fitness tem para oferecer.

Com o arranque marcado para as 14h30, as honras de abertura recaíram sobre a Classe Acrobática do Sporting Clube de Portugal, que nos presentearam com uma demonstração de talento.
Estava assim dado o mote para o que se espera ser dois dias repletos de conhecimento, informação e partilha.

Para José Carlos Reis, presidente da Portugal Ativo, este é “um dia de grande alegria porque viemos de um período bastante difícil”, onde o sector do fitness foi bastante fatigado, contudo “este sector demonstrou que, com a sua resiliência, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades, conseguiu manter-se à tona da água”.

Este período difícil não foi esquecido por Vítor Pataco, presidente do IPDJ, que deixou uma palavra de apreço para todos os profissionais, academias e clubes, que “conseguiram num período tão difícil como este que decorreu no último ano e meio, reinventarem-se, encontrarem soluções extraordinárias do ponto de vista da solução para ativarem pessoas à distancia, para reajustarem modelos de negócio”, sendo isto a prova de que “temos uma geração muito qualificada de profissionais do exercício e do desporto”, o que, para o presidente do IPDJ, é um motivo de grande satisfação e uma amostragem de que o futuro é positivo, “no sentido de mobilizar as pessoas e a população para um regime mais ativo”.

Apesar de ter havido uma quebra no sector durante os tempos de confinamento, atualmente está-se a voltar, aos poucos, aos valores pré pandemia, com “70% das pessoas a retomarem a sua atividade física nos seus clubes [clubes do grupo]”, como refere o presidente da Portugal Ativo, o que é “uma grande vitória”.

A importância do exercício físico, não ficou esquecida no discurso de José Carlos Reis, ainda mais quando realizado neste, que é, o segundo maior congresso que organizam, com mais de 500 pessoas inscritas.

“Acho que, de uma vez por todas, as pessoas têm de olhar para o exercício físico como aquilo que pode resolver a maior parte dos problemas deste país. E isso tem a ver com a saúde das pessoas, tem a ver com os custos na saúde, tem a ver com o investimento na prevenção da doença e não no investimento no tratamento da doença. E esta é a mensagem que queremos passar todos os dias”, remata.

Já o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, não deixou passar o feito de Filipa Martins no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística, fazendo a ligação com o tema do congresso.

“Um grande feito que ainda esta semana o nosso país e, concretamente, a ginasta Filipa Martins alcançou é algo verdadeiramente extraordinário – o 7º lugar no campeonato do mundo de all around. E se estou a falar da Filipa Martins é porque ela merece e porque tem muito a ver com o tema que vocês escolheram para o vosso congresso, para este 14º congresso, que tem a ver com a resiliência do fitness e com o recuperar com estratégia”.

Fica ainda o desejo, que é transversal a qualquer profissional do exercício físico, de que “haja mais atividade física, mais exercício físico, mais prática desportiva para termos, cada vez mais, uma sociedade melhor”, termina o secretário de estado.

 

Prémios

Com o objetivo de promover as boas práticas dos clubes e profissionais associados que valorizam desta forma o sector foram criados os prémios Fitness e Saúde, tendo sido hoje atribuídos.

Prémio Gestor Desportivo Apogesd 2020 – Atribuído a quem sempre alvissarou a sua ação através do conhecimento como base para a excelência do seu desempenho – José Carlos Reis, presidente da AGAP.

Prémios Fitness e Saúde 2020

- Prémio Divulgação do Exercício Físico – IPDJ
- Prémio Parceiro – VEO
- Prémio Inovação, exercício físico e saúde – Solinca
- Prémio Investigação – Vidaprofit: caracterização dos profissionais de fitness em Portugal
- Prémio Mérito – Professor José Luís Costa


Serão dois dias repletos de atividades, formações e workshops onde a partilha de conhecimento e a aprendizagem serão palavras de ordem.

O programa completo pode ser consultado na página da Portugal Ativo.