Skip to main content

29º Edição de Lisboa Antiga de Bicicleta

No passado domingo, 25 de julho, todos os caminhos foram dar ao Terreiro do Paço – o ponto de embarque para uma viagem de bicicleta pela bonita Lisboa antiga. A organização desta atividade esteve a cabo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), uma federação que tem como objetivo dar a conhecer a cidade de Lisboa através de bicicleta, ao mesmo tempo que promove a cultura e divulga o uso deste meio de transporte sustentável, ecológico e tão amigo do ambiente.

José Manuel Cetano, uma figura incontornável no universo nacional da bicicleta e presidente fundador da FCUP, tem dedicado bastante do seu tempo a esta causa, ao todo são quase 40 os anos da sua vida em que tem defendido a promoção do cicloturismo e o desenvolvimento e manutenção das rotas cicláveis em comunhão com o turismo de natureza. Assim sendo, todos os visitantes e pessoas da cidade são convidados a conhecer o território de uma forma ativa, ao mesmo tempo que praticam exercício físico.

Devido à situação pandémica os inscritos nesta edição realizaram o seu passeio em pequenos grupos ou individualmente, onde exploraram Alfama, Mouraria ou a zona do Castelo. No roteiro também estava contemplado a passagem por uma das praças mais emblemáticas da capital, no Martim Moniz, assim como uma visita ao Coliseu e uma paragem no famoso Largo da Anunciada, onde os participantes mais radicais podiam experimentar subir a típica Calçada do Lavre. Depois foi tempo de atravessar a Avenida da Liberdade, com destino ao Bairro Alto, onde o desafio proposto era subir a tão famosa Calçada da Glória até ao cimo, com direito a uma paragem para apreciar um dos mais belos miradouros de Lisboa – o Jardim de São Pedro de Alcântara.

A 29.ª edição da iniciativa Pelos Caminhos de Lisboa contou com cerca de 300 inscritos e deixa a promessa de voltar para ano para mais passeios pelas sete colinas da cidade.