Skip to main content

A Capital Europeia do Desporto na Feira do Livro de Lisboa

“O ponto de encontro anual entre editores, autores e leitores”, regressou ontem, quinta-feira, 26 de agosto, ao Parque Eduardo VII.

Ao longo de 18 dias, o Parque Eduardo VII, irá encher-se de cultura e livros. Debates, atividades para criança ou apresentações de livros são algumas das coisas que se poderão encontrar até dia 12 de setembro na 91ª edição da feira do livro.

Numa edição que promete quebrar recordes – esta será a “segunda maior edição da história”, superada apenas pela de 2019, como refere a organização - estarão presentes 744 as marcas editoriais, entre 131 expositores, distribuídos por 325 pavilhões.

“A grande mais-valia deste ano é a grande diversidade cultural que conseguimos trazer até ao Parque Eduardo VII, numa edição que continua adaptada à pandemia. Todos aprendemos com a Feira do ano passado, a primeira em contexto pandémico, e temos a certeza que esta edição vai corresponder a todas as expectativas ao tornar-se um ponto de encontro entre autores, editores e leitores”, diz Pedro Sobral, vice-presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), responsável pela organização da feira.

O programa deste na inclui também uma data de iniciativas da responsabilidade da BLX – rede de bibliotecas municipais da cidade onde a Capital Europeia do Desporto estará presente.

No dia 28 de junho, sábado, poderemos assistir ao conto em movimento, baseado no livro de Isabel Minhós Martins “Ginástica Animalástica”, com sessões as 14h00 e 15h30, e que prometem ser um momento de diversão para os mais pequeninos. Este conto em movimento irá repetir-se no mesmo horário no dia 5 de setembro, domingo.

Ainda no dia 28, é possível assistir, pelas 17 horas a uma tertúlia “Atletas Convidam à Leitura” onde os atletas Diogo Ganchinho e Inês Henriques, com a moderação de Nuno Delgado, realçam não só a importância da prática desportiva, como apresentam sugestões e dicas para quem esteja a dar os primeiros passos enquanto leitor.

E o dia, com o cunho Capital Europeia do Desporto, termina pelas 18h30, altura em que assistimos à apresentação do livro de Carlos Neto "Libertem as crianças, a urgência de brincar e ser ativo", a cargo de Miguel Nery e com a presença do autor.

Já no dia 5 de setembro, pelas 16h45, a tertúlia “Atletas Convidam à Leitura” volta a repetir-se, mas desta vez com Francisco Geraldes, José Costa, Simone Fragoso, Nuno Barreto e Francisco Belo, enquanto a moderação fica a cargo de Vítor Serpa.

Acabada a tertúlia, temos duas apresentações de livros. A primeira, pelas 18h30, "Olímpicos- Os jogos dos Deuses e do Diabo/ Golos de letra ", um livro de Vítor Serpa e apresentado pelo professor José Constantino, e o segundo, para terminar o dia, “Ver para Crer”, da autoria de Aurélio e Rui Tovar e com Paulo Futre a fazer as honras da apresentação.

Fica assim o convite para 12 dias em que a cultura enche a cidade de Lisboa.

A lotação máxima é de 5500 pessoas e o uso da máscara obrigatório. A Feira do Livro de Lisboa funcionará entre 26 de agosto e 12 de setembro, estando aberta ao público entre as 12h30 e as 22h de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e a meia-noite de sexta-feira, das 11 à meia-noite de sábado e das 11 às 22 horas de domingo.
Para mais informações, pode consultar o site do evento.