Skip to main content

A importância de fortalecer o core

Para quem não pratica exercício físico, ou ainda é novo neste mundo, a importância do fortalecimento do core, ou mesmo o que “core” significa, é algo quase de outro mundo.

Contudo, assim que mergulhar neste universo, vai perceber que esta é uma parte do corpo fundamental para se ter uma boa postura, equilíbrio e prevenir lesões.

O que é Core?

Core significa núcleo, é o centro do nosso corpo, e esta palavra serve para definir a musculatura da nossa região abdominal, lombar e pélvica representando, assim, a componente muscular de base mais importante para a estabilidade do nosso corpo na atividade desportiva e no dia a dia.

Ao todo são 29 os pares de músculos que constituem esta zona, sendo os mais conhecidos:

- Transverso abdominal - músculo com formato semelhante a uma cinta ao redor do abdominal, é um dos principais responsáveis pela estabilidade da nossa coluna;

-Multífidos - músculo que percorre as laterais das vértebras lombares - também é bastante importante para a estabilidade da coluna;

-Diafragma - apesar de ser o músculo responsável pela respiração o seu controlo também tem importância para uma boa estabilidade, principalmente na corrida;

-Glúteos - de grande importância na estabilidade da pélvis, tanto nos momentos de impulsão como nas fases de apoio na corrida, por exemplo.

Fortalecer o core com atividades físicas adequadas é essencial para a nossa saúde, principalmente para quem tem profissões mais sedentárias, onde passar a maior parte do tempo sentada é a rotina diária.


Benefícios de fortalecer o core


1. Mais equilíbrio e controle do corpo

Como o núcleo é todo um sistema de suporte do corpo, ao fortalecermos esta parte vamos ter como efeito positivo um maior equilíbrio e controle de movimentos.


2. Mais estabilidade

Com exercícios que treinam a musculatura da pelve, parte inferior das costas, abdómen e quadris, o corpo ganha estabilidade e equilíbrio. Isto irá ser benéfico tanto para a realização de atividades do quotidiano, como subir e descer escadas, como para as práticas desportivas - musculação, desportos de combate, entre outros.


3. Melhor postura

Quando os músculos do core são bem trabalhados a postura irá tornar-se mais estável, confiante e mais ereta, seja em que situação for.
Quando estiver sentado, o core fortalecido irá permitir que não fiquemos com a pélvis inclinada e as costas arqueadas, que são algumas das posturas que favorecem o enfraquecimento da musculatura e o aparecimento das dores de costas.
 

4. Mais potência na musculatura central e periférica


O core representa a potência do corpo e, embora muita gente pense que o maior trabalho no movimento seja feito pelas extremidades, a maioria dos movimentos tem início no centro. Com o core fortalecido a potência de força aumenta nos músculos que realizam a suspensão corporal.


5. Menos dores nas costas

Dores nas costas podem, muitas das vezes, ser resultado de um core fraco. Com isto, construir a força do núcleo irá ajudar a reduzir essas dores e a trazer mais equilíbrio à parte detrás do tronco.


6. Redução dos riscos de lesões

Apesar de nos passar despercebido, quando estamos com a musculatura lombar fraca ficamos mais sujeitos a lesões, dado que não existe suporte ou estabilidade para a realização dos movimentos. No entanto não é só a lombar que pode ser afetada devido a um core fraco, também os quadris, tornozelos, joelhos e ombros o podem ser. Sendo assim, fortalecer o centro do corpo pode ajudar na redução e até na recuperação dessas lesões, devido ao ganho de estabilidade, força e equilíbrio.

 

7. Maior eficiência nos movimentos

Quando a musculatura desta região está fortalecida os movimentos para a maioria das atividades físicas tornam-se mais fáceis, isto deve-se ao papel dominante da musculatura abdominal.

 

Exercícios para fortalecer o core

Existem vários exercícios responsáveis pelo fortalecimento do core, como os abdominais, pranchas ou exercícios com bolas de pilates. Entre algumas modalidades que desenvolvem esse tipo de fortalecimento encontram-se o treino funcional e o pilates.

As pranchas isométricas, devido à sua necessidade de equilíbrio e coordenação, irão trabalhar bastante esta zona, assim como os agachamentos. No entanto é de reforçar que uma postura adequada no momento de execução do exercício é fundamental.