Skip to main content

Associação Jorge Pina conta agora com novas instalações

A Associação Jorge Pina conta agora com novas instalações. Inaugurada no dia 26 de novembro, sexta-feira, a “Academia Jorge Pina” abriu portas no Bairro do Amador, em Marvila, e é dedicada ao desporto jovem e a portadores de deficiências físicas.

“Diziam que era um espaço grande, mas eu disse não, é do tamanho do meu sonho, para fazer os outros sonhar comigo”, diz-nos Jorge Pina, antigo pugilista de alta competição, na inauguração da nova Academia. Com cerca de 1700 m2 e instalada num antigo espaço devoluto, o espaço está preparado para modalidades adaptadas e inclusivas, como o boxe, o atletismo ou o goalball, e pretende fomentar e desenvolver os valores sobre os quais a Associação foi criada: promover o desporto como promotor de igualdade.

A inauguração contou com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do presidente da Junta de Marvila, José António Videira e do presidente do IPDJ, Vitor Pataco.


A Associação Jorge Pina

Fundada em 2011 e registada como IPSS desde 2015, a Associação Jorge Pina é uma associação sem fins lucrativos que tem desenvolvido atividades de mecenato social no âmbito desportivo e cultural, onde a inclusão de crianças e jovens desfavorecidos e/ou com necessidades educativas especiais está sempre presente.

Pegando na premissa de que o desporto é um veículo de transmissão de princípios, com a capacidade de dar visibilidade aos pontos fortes de cada indivíduo em vez de destacar as dificuldades, ao mesmo tempo que contribui para uma integração e inclusão social e consequente melhoramento da qualidade de vida, a Associação assenta o seu desenvolvimento em quatro grandes pilares: a Escola de Atletismo Adaptado, o Boxe educativo, o Goalball e as palestras motivacionais.

O seu trabalho foi alvo de destaque, em 2017, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, pela União Europeia ao receberem o Prémio Local Hero 2017, ficando à frente dos cerca de 70 candidatos.