Skip to main content

Benefícios de praticar escalada indoor

Com vários benefícios que passam pelo aumento da flexibilidade, resistência muscular ou capacidade de concentração, a modalidade que recentemente se estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é, de acordo com a Forbes, a terceira atividade desportiva mais saudável do mundo. Vamos descobrir algumas das vantagens de praticar esta modalidade que conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo.

A primeira coisa a ter em conta antes de se aventurar neste mundo é conhecer todos os princípios básicos de segurança, um curso de iniciação com profissionais é uma boa opção para ter em mente.


1. Aumento da força física e resistência

Este é o primeiro benefício sentido por quem pratica. Devido ao esforço necessário para elevar o corpo ao longo de uma parede, a potência muscular e a resistência aumentam, tornando a escalada num desporto bastante completo e que trabalha praticamente o corpo todo.


2. Ganho de flexibilidade

Devido à necessidade de alcançar as agarras mais distantes e realizar progressões e deslocamentos ao longo da parede, os praticantes acabam por realizar movimentos como torções do tronco e elevações dos membros inferiores acima da altura da cintura. Isto leva a que haja um alongamento dos músculos e com o decorrer do tempo o corpo torne-se mais flexível.


3. Melhora a coordenação motora

Escalar exige atenção e foco, seja na parede ou na rocha é necessário estar focado no que se está a fazer. E é devido à exigência de sincronização dos movimentos dos membros superiores e inferiores para alcançar as agarras, avançar e trocar de posição na parede que há um desenvolvimento da consciência corporal, de forma a poder superar os desafios encontrados pelo caminho. Concentração, coordenação motora e controlo do corpo são sempre colocados à prova durante a atividade.


4. Ajuda a emagrecer

Se procura um desporto para perder peso a escalada pode ser a sua aliada. Através da sua combinação de cardio e força o dispêndio calórico pode ser de até 475 kcal por 30 minutos. O valor gasto vai depender das dificuldades oferecidas pela parede, da intensidade utilizada na atividade, do tempo dedicado ao esforço físico e do metabolismo.

 

5. Previne doenças crónicas

Sendo uma atividade física rigorosa e intensa, os exercícios envolvidos podem ajudar na prevenção de doenças crónicas, como as doenças cardíacas, a pressão alta, colesterol alto e a diabetes.

 

6. Conquista dos medos

Um dos medos mais comuns é o das alturas, assim como o de cair da mesma, desta forma a prática de escalada é favorável para ultrapassá-los. Com a segurança adequada os praticantes podem alcançar o seu nível de conforto e ao consegui-lo a autoestima e a confiança saem reforçadas.
A isto junta-se ainda o decréscimo dos índices de stress e ansiedade, trazendo assim um bem-estar físico como mental ao praticante.

 

7. Pode ser feita por qualquer pessoa

A escalada é uma modalidade que se adapta a pessoas de diferentes idades e aptidões físicas, apresentando vários graus de dificuldade que vão desde o iniciante até ao avançado.