Skip to main content

Como desfrutar da sua corrida

Quer seja um corredor experiente ou um novato nestas andanças é normal ter alturas em que a motivação não está em altas, ou porque nos pressionamos a atingir determinado ritmo e ficamos em stress ou porque simplesmente a preguiça apoderou-se de nós.

No entanto, existem algumas dicas que nos podem ajudar a que o processo de atar os atacadores e sair para a rua se torne mais fácil.

 

Um momento só seu

Evite comparações com os outros e com o que conseguem fazer nas suas corridas. Este é um momento em que deve pensar só em si: corra à velocidade que quiser, torne-a agradável e confortável ou dê tudo o que quiser, o que importa não é correr 1 km ou 10 km, mas sim usufruir deste momento.


Variar os ritmos

Cada corredor tem uma série de cadências que deve exercitar durante o treino, seja o passo lento para não se perder o fôlego ou o sprint curto que não se consegue manter por mais do que alguns segundos. Esta mudança de ritmo é fundamental para evitar que se caia na monotonia.


Mudar regularmente de itinerário

Há tanto para conhecer, então porquê ficarmos limitados ao mesmo local para correr? Misture as suas rotas, aventure-se em novos caminhos, parques e trilhos. Corra montanhas, inverta uma das suas rotas habituais, faça pequenas mudanças na sua rotina. Por vezes, voltar ao básico e sair de casa sem expectativas e rotas em mente é o mais prazeroso.

Alguns critérios a ter em conta:

- Use, de vez em quando, os transportes públicos ou a sua bicicleta, para se afastar da zona de residência, treinando assim num local novo;
- Ouça os conselhos de outros colegas de corrida que enaltecem as vantagens ou virtudes dos seus percursos favoritos;
- Se tiver uma pista de atletismo perto de si experimente, é uma opção válida para aprender a etiqueta do treino fracionado.

 

E que tal correr de manhã?

Comece o dia com o pé direito, levante-se e saía para correr. Com isto tem menos probabilidades de se distrair ou encontrar um motivo para não ir correr, além de aproveitar o silêncio da manhã e apanhar um percurso mais tranquilo. Sem contar que, iniciar o dia desta forma, irá proporcionar uma sensação de conquista, podendo levar a um dia mais produtivo.

 

Defina uma meta

Colocar pressão para correr um determinado tempo ou distância pode levar à falta de motivação, mas também pode ter o efeito contrário. O desafiar-nos para atingir alguma meta, seja ela diária, semanal ou a longo prazo, pode ajudar a que sejamos mais produtivos, levando a um reforço positivo quando a conseguimos atingir.

 

O sentimento pós corrida

Quando a motivação estiver em baixo lembre-se de como é o sentimento pós corrida. O exercício físico liberta endorfinas, que são ótimas aliadas no melhoramento do humor, alívio de stress, ou no caso de correr “a Runner’s High” – uma sensação de euforia e leveza, misturada com relaxamento que faz com que, para muitos, a corrida seja viciante.