Skip to main content

Cuidados a ter na prática de exercício físico em dias quentes

As temperaturas quentes instalaram-se no nosso país e a previsão é que se mantenham nos próximos dias. Assim sendo, é crucial que adotemos alguns cuidados extra para uma prática segura de exercício físico.

Jogar futebol, correr ou fazer caminhadas, são algumas das modalidades que podem ser realizadas ao ar livre. No entanto, quando as temperaturas aumentam, é preciso termos alguns cuidados. O nosso corpo é, sem dúvida alguma, uma máquina, mas convém não abusarmos, principalmente quando começa a dar sinais de que está a chegar a um limite. Praticar exercício físico em dias quentes é possível, mas exige cuidados redobrados, uma vez que temperaturas altas são sinónimo se stress extra para o nosso corpo.


Impacto do calor no organismo

Se costuma praticar exercício físico já deve ter notado que, em dias de maior calor, o corpo costuma sentir-se mais cansado e o coração bate mais depressa do que é habitual. A explicação é simples, para manter a temperatura corporal equilibrada – 37ºC – o organismo envia mais sangue para circular pela pele, de forma a refrescar o corpo. Desta forma, há menos sangue nos músculos, levando ao aumento da frequência cardíaca. E se a isso se juntar o facto de a humidade estar alta, o corpo acaba por enfrentar um stress adicional, dado que o suor não evapora imediatamente da pele, levando a que a temperatura do corpo aumente ainda mais.


Os sinais

Ao praticar exercício físico em dias mais quentes, o corpo irá estar a ajustar a temperatura corporal frequentemente, para que não aconteçam efeitos secundários. Mas este “sistema de arrefecimento” pode falhar, levando a que, em situações extremas de exposição ao calor intenso, surjam "doenças relacionadas com o calor, como cãibras por calor, esgotamento devido ao calor e golpes de calor”, refere a DGS.

Estas situações podem ser graves, levando, por vezes, a cuidados médicos de emergência. Contudo, existem sintomas aos quais deve estar atento e, se estes surgirem, deve parar, como:

- Cãibras musculares;
- Enjoos ou vómitos;
- Sensação de fraqueza;
- Dores de cabeça;
- Tonturas ou vertigens;
- Dores de cabeça;
- Confusão;
- Irritabilidade;
- Pressão sanguínea baixa;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Problemas visuais.


Apesar disso é possível praticar exercício físico em segurança nos dias de maior calor, sem colocar a saúde em risco.
 

1. Treine nas horas de menos calor

Evite treinar nas horas de maior calor (das 12 às 16 horas). Escolha o período de manhã ou o final do dia para treinar, o corpo e a sua performance agradecem.
 

2. Use roupa leve e fresca

É importante que o nosso corpo possa transpirar livremente, de forma a arrefecer.  Opte por usar roupas leves, com cores claras e, preferencialmente, feitas de tecido absorvente. Não se esqueça dos óculos de sol e do chapéu.


3.Utilize protetor solar

Não é só na praia que estamos expostos aos raios UV, por isso, o protetor solar também é recomendado antes da prática de desporto ao ar livre. Escolha um protetor solar com FPS superior a 30, resistente à transpiração/água.


4.Mantenha-se hidratado

A hidratação é fundamental para treinar no calor. Tenha sempre consigo água e bebe-a mesmo que não tenha sede. Caso a atividade seja mais intensa pode optar por bebidas isotónicas de forma a repor o sódio, o cloreto e o potássio que são perdidos através da transpiração.


5. Arranje companhia

Se não praticar um desporto coletivo, convide um amigo para se juntar a si. É uma forma de se divertir e ter alguém que o possa ajudar, caso sinta algum sintoma inconveniente.


6.Reduza a temperatura de forma gradual

Depois de um treino é normal apetecer-nos um mergulho no mar gelado ou um banho de água fria. Não o faça, deixe o corpo arrefecer gradualmente evitando grandes choques térmicos.


7. Ouça o seu corpo

E por fim, utilize o bom senso. Se sentir que o seu corpo não está a ter o comportamento a que está habituado pare, hidrate-se e arrefeça o corpo.