Skip to main content

Lisboa é palco da Taça da Europa FIBA 3X3

No ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto, a Capital recebe a FIBA 3X3 Europe Cup em sub-17, o evento arrancou hoje e promete encher Pedrouços de ação, diversão e muita energia.

Com arranque marcado para hoje, e a decorrer até domingo, 19 de setembro, o Ocean Campus, em Pedrouços, é palco da FIBA 3X3 Europe Cup U17. O evento, outrora conhecido como Taça da Europa 3x3 U18, e que pela primeira vez é realizado no nosso país, conta com a presença das 24 melhores equipas europeias – 12 femininas e 12 masculinas – onde estão incluídas as nossas seleções.

As 12 equipas estão divididas em quatro grupos de três, onde os primeiros dois classificados de cada grupo seguem para os quartos de final.

A abrir as hostes estiveram as seleções femininas da Alemanha e da Roménia, enquanto no lado português coube à Seleção Nacional feminina entrar primeiro em ação, num confronto com a Hungria, onde se saiu vencedora por 18-16.

A formação masculina começa com um confronto com a Lituânia no domingo e posteriormente com a Alemanha.

João Leitão, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, reforçou o “grande orgulho que é acolher uma competição como esta, seja de 3x3 ou 5x5”.

“Ainda que sejam a mesma modalidade, são vertentes bastante distintas e o MVP de um jogo de 5x5 pode não o ser num jogo de 3x3. Os atributos dos atletas são diferentes, o jogo é distinto e com movimentos mais rápidos. Acontece muita coisa num curto espaço de tempo”, esclareceu.

Acrescentando ainda que o contacto com a vertente de 3x3 é fundamental desde cedo para que esta seja mais reconhecida “faz todo o sentido iniciarmos este trabalho nos escalões mais jovens. Temos algumas ambições a médio prazo, mas a curto prazo o nosso objetivo é difundir a modalidade ao ponto de que ela seja jogada, falada e conhecida pelos agentes da modalidade e pelo público em geral”.

O evento contará ainda com vários momentos de entretenimento como espetáculos de beatbox ou atuação de afundanços.
É um espetáculo aberto ao público, com lotação de 300 pessoas – 50% da capacidade total devido às normas da DGS – podendo, no entanto, ser acompanhado online através da transmissão na FPBTV.

Em simultâneo com a FIBA Europe Cup, irá decorrer uma etapa do Circuito Nacional de 3x3, com torneios femininos e masculinos nos escalões de sub-13, sub-15 e sub-17.