Skip to main content

Dicas para aumentar a sua velocidade

A velocidade é um factor que está intrinsecamente ligado aos exercícios físicos praticados, determinando tanto o nível de progressão - quanto mais avançado mais rápida é a execução dos exercícios - como o tipo de benefícios obtidos no treino.

 

Desta forma iremos ver algumas das características de cada velocidade e a sua finalidade.
 

Velocidade Baixa

Os treinos de baixa velocidade têm, normalmente, como objetivo manter o corpo ativo. Aqui o foco não é a rapidez na exceção, mas sim as repetições, como por exemplo em máquinas de ginásio.

Este género de exercícios é mais indicado para quem começou agora a praticar exercício físico, dado que exigem menos esforço do praticante e conferem-lhe mais resistência para evoluir na velocidade com o passar do tempo. Também é apropriado para quem pretende perder peso e gordura corporal.

São exemplos de exercícios físicos com baixa velocidade a caminhada, os alongamentos e os exercícios aeróbicos.


Velocidade Moderada a Alta

No caso de treinos de velocidade moderada a alta o objetivo passa pela construção de massa muscular e a definição corporal, devendo ser realizados apenas quando o praticante já tiver adquirido alguma prática e resistência com as atividades de baixa velocidade.

A corrida, a dança, as repetições diminuídas e com mais peso e a musculação são alguns exemplos de exercícios físicos com alta velocidade.


Alguns exercícios e dicas para aumentar a sua velocidade:

Exercícios

- Corrida em rampas;
- Corrida de arraste;
- Sprint de alta intensidade (ir e voltar a correr);
- Pirâmides (técnica de sprint - ir a correr e voltar a andar);
- Explosão (começar a correr lentamente e ir aumentando a velocidade até chegar ao fim);
- Sprint alternado (técnica em que se faz 30 metros em sprint, mais 30 em corrida normal e assim sucessivamente até atingir os 150 metros, depois a volta é feita a caminhar);
- Ins e outs (técnica de mudança repentina de ritmos - acelera, mantém, desacelera,…);
- Corrida progressiva até a velocidade máxima.


Dicas

- Faça corridas com atenção na técnica de movimento, mantendo os membros superiores descontraídos, com os braços em frente ao corpo, tomando um ângulo de 90º;

- Conte os seus passos - os corredores mais eficientes têm uma cadência de aproximadamente 180 passos por minuto.