Skip to main content

Desporto no inverno: como nos equiparmos contra o frio

Quando praticamos desporto no inverno e ao ar livre é fundamental escolher vestuário que nos proteja do frio, mas que, ao mesmo tempo, deixe a pele respirar e não limite os movimentos.

Se nem com as temperaturas que, à medida que nos aproximamos do inverno, se tornam cada vez mais baixas deixa de querer praticar exercício ao ar livre, saiba que há cuidados a ter para se proteger. Um deles, o mais óbvio, envolve o equipamento escolhido e, vestir-se por camadas, sem que sinta que não se pode mexer, apesar de parecer uma missão quase ao nível do James Bond é possível, difícil, mas possível, para isso basta ter em conta alguns conselhos que lhe irão ajudar a suportar as temperaturas mais frias, mas sem impedir que a pele respire durante a prática de atividade física.


Vista-se “por camadas” se vai praticar desporto no inverno

Segundo a American College of Sports Medicine, vestimo-nos por camadas ajuda a que o nosso corpo consiga reter a quantidade certa de calor e, ao mesmo tempo, obter a quantidade adequada de ventilação de que necessita.


A primeira camada de roupa

Prefira materiais sintéticos, como o poliéster, pois são leves e muito absorventes. Desta forma a humidade é transportante para longe da pele, mantendo-se seca.
A peça, seja um top ou uma camisola, deve ter elasticidade suficiente para que a liberdade de movimentos exista e para que não ocorra fricção sobre a pele. Não ter costuras também pode ser útil.

A lã de merino como absorve a humidade enquanto mantém a pele seca e retém o calor, pode ser uma boa opção para esta primeira camada de vestuário.


A camada intermédia

Esta é a camada que permite isolar o calor e dá continuidade ao “trabalho” iniciado pela primeira camada de roupa: transportar a humidade para o exterior, para que esta se evapore. Os materiais sintéticos continuam a ser uma boa opção, assim como os polares - caso não esteja muito frio ou chuva, o uso de um polar dispensa a terceira camada de roupa.


A camada exterior

Esta é a camada que nos protege do vento e da chuva e que deve permitir a circulação do ar e a evaporação da humidade. Caso esteja muito frio é essencial proteger a cabeça, as mãos e os pés (escolha meias adequadas para a prática desportiva).