Skip to main content

E já começaram os 7ºs Jogos Mundiais de Desporto para Todos TAFISA

Os 7ºs Jogos Mundiais de Desporto para Todos TAFISA já começaram. O arranque deu-se esta sexta-feira, 18 de junho, numa cerimónia sem público, mas onde a cor, o movimento e a música não faltaram.

Com a Torre de Belém a servir de cenário, a escolha musical para o início da cerimónia não poderia ter sido melhor: Caravelas, um fado interpretado por António Pinto Bastos, foi o escolhido para dar o arranque oficial dos Jogos TAFISA, tornando-se o casamento perfeito entre o significado da Torre e o nome do Fado – era daqui que partiam os nossos navegadores em busca de novos mundos, nos séculos XV e XVI. Ainda no fado, Inês Vasconcellos presenteou-nos com o “Fado das Amarguras”.

Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, recorda no seu discurso que esta 7ª edição é o culminar de quase seis anos de percurso. Um percurso que começou em 2015, em Budapeste, quando foi atribuída a realização a Portugal, que teve um destaque em 2016, quando se recebeu a bandeira em Jacarta, e que termina agora com a realização desta cerimónia que “pela primeira vez na história decorre em simultaneamente em todo o mundo (...) assumindo assim um caráter diferenciador devido à situação pandémica em que vivemos”, refere.

Para Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, este momento serve para “mostrar que estamos todos unidos, mas estamos unidos naquilo que nos apraz que é a celebração em todo o mundo do desporto”.

Durante a cerimónia houve ainda atuações de alguns grupos de jogos tipicamente portugueses, como o Jogo do Pau, ou a esgrima lusitana, uma arte marcial genuinamente portuguesa, por parte do Ginásio Clube Português, e umas coreografias tradicionais de folclore pelo Grupo Folkzitas.

Também Nuno Delgado, chefe de missão Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, não quis deixar de “saudar todos os campeões do dia-a-dia que nos irão acompanhar por todo o mundo”, acrescentando ainda, sobre a realização em Lisboa, que esta é uma cidade “que inspira todos os que por aqui passam”, querendo que isto sirva para “sermos mais ativos, mais solidários, mais saudáveis”.

Palavras que vão de encontro às de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “o desporto é essencial para todos, [algo reconhecido] pelas Nações Unidas, Organização Mundial de Saúde pelo contributo para o nosso bem-estar físico e mental”.

Este é um evento que pretende mostrar diversidade, cultivar a troca experiências, criar novas amizades, demonstrar o orgulho cultural de cada país e colocar de lado questões raciais, de nacionalidade, religiosas, de género ou idade, pretendendo assim, ser um contributo para uma melhor qualidade de vida quer em termos individuais, como sociais, comunitários e nacionais.

Nesta sétima edição, deste que é o primeiro evento mundial em formato virtual, de desporto para todos, foram mais de 86 as organizações e 39 países dos quatro cantos do mundo que não quiseram deixar de celebrar a tradição e a cultura, apresentando desta forma os seus jogos e desportos tradicionais. Dado à situação em que vivemos esta partilha ocorreu através de vídeos que ficarão disponíveis numa biblioteca online que fará parte do reportório dos 7ºs Jogos Mundiais de Desporto para Todos TAFISA, Lisboa 2021.

E entre os dias 18 e 24 de junho, numa emissão única e com transmissão 24 horas por dia, para que todos os fusos horários sejam alcançados, será possível assistir aos mais variados conteúdos como entrevistas a especialistas, workshops, debates online, vídeos de Jogos e Desportos Tradicionais, Desportos Emergentes e Culturais.

Para assistir basta aceder ao link, todos os dias a partir das 12h00.

A organização desta edição ficou a cargo da Confederação do Desporto de Portugal e pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

 

Sobre os Jogos Mundiais de Desporto para Todos TAFISA

Os Jogos Mundiais de Desporto para Todos, são organizados de quatro em quatro anos num local diferente do mundo e são o principal evento da TAFISA – Associação Internacional do Desporto para Todos.

Tem a duração de uma semana e pretendem ser um espetáculo onde o desporto, a cultura, a cor, dança, amizade e divertimento andam de mãos dadas. A isto acresce a sua visão de preservar e promover os jogos tradicionais como identidade cultural, promover a cooperação entre nações e fomentar oportunidades de partilha de experiências.

A TAFISA é uma organização mundial cúpula das organizações de desporto para todos. Conta com mais de 320 membros de 180 países. Reconhecida pela cooperação ativa com o Comité Olímpico Internacional (COI), com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e com a Organização Mundial da Saúde (WHO).