Skip to main content

EDP Maratona de Lisboa regressa, após 2 anos, com um recorde histórico

Após a ausência em 2020, devido à pandemia da Covid-19, EDP Maratona de Lisboa voltou à estrada para a edição de 2021. O etíope Andualem Belay Shiferaw sagrou-se vencedor desta competição pela segunda vez consecutiva e obteve um novo recorde pessoal. Na prova deste ano os atletas da Etiópia ficaram em grande destaque nos pódios.

Foi na passada manhã de domingo, 17 de outubro, que Andualem Shiferaw bateu o seu recorde pessoal e também desta competição. A prova que decorreu num percurso entre Cascais, Oeiras e Lisboa e foi concluída pelo atleta em 2 horas, 5minutos e 52 segundos. O resultado obtido superou em oito segundos o anterior máximo de 2019, que já lhe pertencia. O atleta acredita que pode ainda fazer melhor, caso as condições atmosféricas permitam, pois sentiu alguma pressão do vento.

A completar o pódio masculino, em segundo lugar terminou o queniano Hosea Kiplimo, com a marca de 2 horas, 7 minutos e 39 segundos e, no terceiro lugar, o etíope Yihunligne Amsalu em 2 horas, 7 minutos e 54 segundos.

A competição organizada pelo Maratona Clube de Portugal contou ainda com a prova feminina, também com o triunfo da etiópia. Asayech Bere também superou o seu recorde pessoal, fixando-o na marca de 2 horas, 25 minutos e 7 segundos. A atleta teve um triunfo categórico, deixando assim a segunda classificada e sua compatriota, Almaz Fekade, a mais de dois minutos, em 2 horas, 27 minutos e 14 segundos. A fechar o pódio ficou a queniana Jane Lagat Seurey com o tempo de 2 horas, 28 minutos e 35 segundos. A vencedora feminina mostrou-se muito feliz após a competição por ter cumprido o seu objetivo de ganhar esta maratona.

Os melhores lugares para os portugueses na EDP Maratona de Lisboa deste ano foram para Edgar Matias, que terminou em 13.º lugar e para Joana Fonseca como 10ª classificada.

Os primeiros participantes da Luso Meia Maratona chegaram quando as atenções ainda estarem voltadas para a prova mais longa. Esta competição decorreu num percurso traçado no Parque das Nações, passando pela zona ribeirinha e pela cidade, nomeadamente pelo Terreiro do Paço, Marquês de Pombal e regressando à Praça do Comércio.

Esta foi mais uma prova que correu de feição para a Etiópia. Gerba Dibaba alcançou o primeiro lugar em 1 hora, 1 minuto e 21 segundos. Seguiu-se o queniano Isaac Temoi com a marca de 1 hora, 1 minuto e 23 segundos e o terceiro classificado Awet Habte da Eritreia com 1 hora, 2 minutos e 11 segundos.

O português Samuel Barata do Benfica realizou uma fantástica prova e cortou a meta em 6º lugar. Miguel Borges, também do Benfica, ficou em 8º e Fábio Oliveira, do S. João da Serra, em 9º lugar.

Na prova feminina obteve-se mais um triunfo da Etiópia com Ethlemahu Dessi a cortar a meta em 1 hora, 5 minutos e 48 segundos, à frente da eritreense Dolshi Teklegergish, que terminou a prova em 1 hora, 10 minutos e 59 segundos. Ao terceiro lugar do pódio subiu o etíope Gete Teklemichael que realizou a corrida em 1 hora, 13 minutos e 33 segundos. A portuguesa Solange Jesus, do Feirense, realizou uma meritória prova classificando-se com um fantástico 4ºlugar, Sara Duarte, do São João da Serra em 5º e Marisa Barros do Salgueiros em 6º.

Após a competição, Carlos Móia, Presidente Executivo da Fundação Benfica, mostrou-se “muito feliz pelo regresso da competição ao convívio dos lisboetas, num ambiente de festa e grande carinho”, mais ainda pelo resultado dos “esforços que fizemos, garantindo a estes atletas as condições que levaram a mais uma queda do recorde da competição e da melhor marca em maratona jamais conseguida em solo nacional”.

A próxima edição desta Meia Maratona irá ocorrer a 9 de outubro de 2022.