Skip to main content

EDP Meia Maratona traz campeão do mundo e promete bónus pelo recorde do Mundo

O ugandês Jacob Kiplimo, campeão mundial de distância, é a cabeça de cartaz na lista de atletas de elite que marcarão presença na 30ª edição da Meia Maratona de Lisboa, agendada para 21 de novembro, e que pretende entrar para a história com novos recordes mundiais.

A poucos mais de duas semanas para a 30ª edição da EDP Meia Maratona de Lisboa as expectativas estão em alta, seja pela lista de atletas de elite que marcarão presença, seja pelos prémios de 100 mil euros para quem quebrar o recorde do mundo, feminino e masculino.

Esta é a promessa do Maratona Clube de Portugal que, para esta edição especial onde se festeja “30 anos de corridas, de histórias e de desafios”, conseguiu reunir um grupo de atletas extraordinário. Jacob Kiplimo é o primeiro nome que salta à vista, é o segundo homem mais rápido da história - 57.37, conseguidos no ano passado em Valência - atual campeão mundial da distância e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, nos 10 mil metros. O objetivo de Kiplimo será de superar a marca conseguida por Kibiwott Kandia, também em Valência, que está fixada em 57.32.

A prova contará ainda com mais 12 atletas com marca abaixo da hora, três deles com registo na casa dos 58 minutos - Kennedy Kimutai (58.28), Kelvin Kiptum (58.42) e Stephen Kissa (58.58).

Também no lado feminino a qualidade impera, com sete mulheres abaixo da barreira dos 68 minutos, três delas com marca na casa dos 65’: a queniana Joan Melly (65.04) e as etíopes Tsehay Gemechu (65.08) e Hawi Feysa (65.41).

Com este elenco de luxo, o recorde mundial feminino em posse de Peres Jepchirchir, com o tempo 65.16 conseguido em Gdynia, no ano passado, está ameaçado. Nota ainda para a etíope Hiwot Gebrekidan (melhor marca em 66.41), que chega à prova da capital portuguesa dois meses depois de ter sido segunda na Maratona de Berlim. 


30 anos de Histórias

No mesmo dia em que se confirmaram os nomes presentes no 30º aniversário da Meia Maratona de Lisboa, também foi lançado o livro comemorativo dos 30 anos desta prova alfacinha. Aqui estão reunidas histórias e fotografias destas três décadas de provas. O livro “30 anos de Histórias” foi escrito pelo jornalista António Simões e conta com o prefácio de Jacinto Lucas Pires, filho de Francisco Lucas Pires, um dos fundadores do clube.

“Este regresso tem um sabor especial. É o regresso ao normal e com um motivo adicional para festejar. São já 30 anos de corridas, de histórias e de desafios! O carinho dos participantes e o apoio dos nossos patrocinadores têm sido absolutamente extraordinários e é com todos eles que queremos comemorar o 30º Aniversário. E esta comemoração tem três pontos altos, a presença do campeão do mundo, Jacob Kiplimo em Lisboa, a nova distância da mini maratona que agora terá 10 km cronometrados e o lançamento do livro que hoje revelamos. Parafraseando o Jacinto Lucas Pires, que escreveu o prefácio do livro, ´a travessia da ponte 25 de abril é o grande ritual de sanidade física, mental e espiritual da cidade de Lisboa’. Estamos prontos!”, afirma Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal.

Haverá ainda espaço para a Vodafone 10K, uma prova com um percurso de 10 km cronometrados e que substituiu a tradicional Mini Maratona, mas que mantém o seu carácter popular e convidativo a quem queira percorrer a distância ao seu ritmo.
Já no dia 20 disputam-se a Lusa 7k e a EDP Mini Campeões.


Calendário do fim de semana:

  • Dias 18, 19 e 20 - levantamento dos kits de participação no Pavilhão Carlos Lopes, entre as 10h00 e as 20h00;
  • Dia 20 - partida da Luso 7k (09h30) e da EDP Mini Campeões (15h00);
  • Dia 21 - partida da EDP Meia Maratona de Lisboa (10h20) e da Vodafone 10k (10h55).
     

Para inscrições ou mais informações consultar o site da prova.