Skip to main content

Elíptica, remo ou bicicleta: qual destas máquinas escolher?

"Ano novo, vida nova", é com esta máxima que, quase todos nós, iniciámos o novo ano. Com isso, vem sempre uma motivação extra para regressarmos ao ginásio e sermos mais ativos. O cardio costuma ser a escolha mais comum, surgindo, por vezes, algumas dúvidas sobre quais das máquinas disponíveis no ginásio escolher.

 

Elíptica:

As máquinas elípticas, destas três, são as únicas que têm o fator peso, ou seja, são as únicas que requerem estar de pé quando utilizadas, o que significa que é necessário que tenha a coordenação e a capacidade de se levantar e mover-se no dispositivo sem cair. A isto acresce que tenha alguma flexibilidade nas ancas, joelhos e tornozelos, de forma a gerir o movimento e o peso do seu corpo.

Contudo, estas máquinas são bastantes populares por uma razão: o dispêndio calórico pode ir das 600 às 1000 calorias por hora, dependendo sempre do seu peso e da intensidade de esforço. A isto acresce o facto de poderem isolar os membros inferior ou adicionar trabalho à parte superior do corpo, com a utilização das pegas do braço, tornando-se num bom exercício cardiovascular que trabalha o corpo inteiro.

 

Bicicleta Estática

Este aparelho trabalha a parte inferior do corpo, nomeadamente os gluteos, ancas, joelhos, gémeos e tornozelos e, ao contrário da elíptica, não existe o fator peso. Com uma hora de exercício pode queimar até 600 calorias, dependendo sempre do peso e intensidade, fazendo com que esta seja uma das preferidas de muita gente. Também é uma boa alternativa para treinos mais suaves, para quem se quer iniciar numa nova rotina de treino ou para quem procura voltar à forma após algum problema de saúde.

 

Remo

Tal como a bicicleta, aqui também não existe o fator peso, mas ao contrário desta isola os membros superiores, podendo queimar mais de 600 calorias por hora, com o peso e a intensidade a interferirem, mais uma vez, neste valor. Apesar de uma máquina de remo poder stressar a parte inferior das costas, quando não utilizada da melhor forma, é, geralmente, considerada uma maneira segura de queimar calorias sem impacto nas articulações.

 

Escolher a máquina certa:

Escolher a melhor opção depende sempre das suas necessidades, no entanto existem algumas considerações que o podem ajudar a fazer uma escolha mais adequada.

 

  • Objetivos:

A primeira coisa a ter em conta é o que pretende: quer melhorar a sua aptidão cardiovascular? Construir força? Treinar para um evento em específico? Perder peso? Estas máquinas podem ajudá-lo em qualquer destes objetivos, existindo, no entanto, umas mais adequadas do que outros.

Se o que queremos é um treino de corpo, uma máquina elíptica ou de remo podem oferecer uma ativação melhor do que uma bicicleta que, apesar de fornecer um bom treino dos membros inferiores, não faz tanto pelos membros superiores. O remo, por sua vez, obriga-nos a ser eficientes com movimentos corporais totais, à medida que o corpo começa a apresentar sinas de cansaço, sendo uma boa maneira de obter um treino eficiente e total.
 

  • Risco e prevenção de lesões

Este também é um ponto a ter em conta, por exemplo, o remo é uma boa escolha para que tem um historial de problemas de tornozelo e no joelho, mas pode não ser a melhor solução para quem tem problemas nas costas, dado que é necessário dobrar a anca e voltar a executar o movimento correto, podendo exacerbar um problema existente.

Já a bicicleta é um bom substituto da corrida, sendo uma escolha adequada a pessoas mais velhas ou para quem recupera de lesões dos membros inferiores. Por outro lado a elíptica requer uma boa coordenação, dado que estaremos de pé enquanto a usamos, sendo necessária alguma estabilidade corporal.

As lesões por uso excessivo podem ser comuns com estas máquinas, principalmente à medida que aumenta a frequência e o volume de exercício, dê ao seu corpo tempo para que se possa adaptar a qualquer que seja a nova rotina de treino.