Skip to main content

Encerramento Capital Desporto 2021

E chegou ao fim o nosso ano como Capital Europeia do Desporto 2021. Mas não, sem antes, haver o regresso da tradicional corrida de São Silvestre, a passagem de testemunho a Haia e uma gala onde os mais diversos desportos mostraram a sua arte.

 

São Silvestre de Lisboa

O dia que marcou o final do ano de Lisboa como Capital Europeia do Desporto começou com a famosa corrida de São Silvestre, uma das provas de atletismo mais tradicionais desta época do ano e que, após um ano sem corrida, devido à pandemia, regressou às ruas de Lisboa. No total foram oito mil os inscritos que encheram a Avenida da Liberdade e correram sob as decorações natalícias, tornando este regresso ainda mais especial.

Mariana Machado, atleta do Sporting Clube de Braga e Samuel Barata do Sport Lisboa e Benfica foram os grandes vencedores da 14ª edição, com a atleta feminina a terminar a prova em 33:09 minutos, enquanto o atleta do Benfica venceu por 28:43 minutos, estabelecendo um novo recorde da prova.

O pódio feminino ficou completo com duas atletas do Sporting: Lia Lemos (33:47) e Jéssica Augusto (34:13), no lado masculino Miguel Borges (Sporting) e Isaac Nader (Benfica), ficaram em segundo e terceiro lugar respetivamente, com 29:02 e 29:21 minutos.

Antes da entrega das medalhas, o vereador do Desporto de Lisboa, Ângelo Pereira, entregou a bandeira de Capital Europeia do Desporto aos representantes de Haia, a próxima cidade capital em 2022.


Cerimónia de Encerramento

“Celebrou-se o desporto, a atividade física, sensibilizou-se para a necessidade de sermos ativos, de praticarmos desporto”, as palavras do secretário de Estado da Juventude e do Desporto resumem e bem os objetivos que uma Capital Europeia do Desporto deve ter.

Apesar de ter sido um ano difícil, devido a todas as limitações impostas pela pandemia, o desporto não parou em Lisboa, algo que João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto fez questão de assinalar no seu discurso “este foi um ano e diria uma Capital Europeia do Desporto naturalmente atípica, fruto de uma pandemia que ainda estamos a viver, mas que, naturalmente, todos nos lembramos que no princípio deste ano de 2021 (…) foi muito difícil. Esta Capital Europeia começou com essa dificuldade, mas assim que ultrapassamos esses tempos difíceis recordo bem que a Capital Europeia do Desporto fez-se a grande vapor, inclusivamente com o campeonato Europeu de Judo”, onde a nossa atleta Telma Monteiro ganhou a sua 15ª medalha em 15 participações.

“Vamos continuar com o desporto sempre no centro desta nossa cidade”, diz-nos Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reforçando que o desporto é “inspiração”e que essa inspiração “é algo extraordinário”.

Desporto é espírito de sacrifício, capacidade de resistir, focalizar a nossa mente, é dar o máximo para atingirmos o nosso objetivo, é saber perder e depois saborear a vitória e é este ensinamento de inspiração que é “extraordinário” e deve ser levada para a vida. “E é isso que nós queremos em Lisboa, é abrir a cidade a esse desporto que é transversal à sociedade, que vai trazer à sociedade a capacidade de ter essa resiliência, ter essa autoconfiança que é tão importante na nossa vida”. Sendo esta capacidade “tão importante" e que "vem do desporto, vem daquilo que vocês fazem, vem da inspiração que nos criam e vem desta capacidade, ou não, de vos valorizar”, completa Carlos Moedas, dirigindo-se aos desportistas presentes, entre os quais Carlos Lopes, antigo campeão olímpico.

“A Capital do Desporto não acaba aqui, a nossa Capital, Lisboa, vai continuar a ser a Capital do Desporto”, remata o presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Carlos Moedas, ainda no seu discurso, agradeceu ao antigo vereador do Desporto Jorge Máximo, que iniciou o processo de candidatura de Lisboa Capital Europeia do Desporto, a Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe, a Nuno Delgado, um dos embaixadores e aos colaboradores do Departamento de Desporto da autarquia.

Depois dos discursos iniciais foi a vez do Pavilhão Carlos Lopes encher-se de movimento, cor e música. O palco foi invadido por acrobatas, dançarinos, bicicletas, momentos de esgrima ou escalada, mostrando o talento dos grupos do movimento associativo de Lisboa, numa organização da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Ginásio Clube Português. No meio de toda esta deliciosa agitação, houve ainda tempo para um momento musical brindado por Paulo de Carvalho que nos deslumbrou com a tão bonita, e apropriada,  “Lisboa Menina e Moça”, seguido de “Os Putos”.

A cerimónia de encerramento que assinalou o fim da nossa cidade como a Capital do Desporto Europeia teve lugar no pavilhão Carlos Lopes, este sábado, dia 18 de dezembro.