Skip to main content

Judo, Rally ou Rugby: os últimos dias foram cheios de Ação em Lisboa

No ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto ação é coisa que não tem faltado. Nos últimos dias a Capital foi invadida por osotos garis, drifts ou drop goals, ou como quem diz, manobras e golpes de Judo, Rally ou Rugby, com a realização de várias provas de destaque nacional e mundial.

Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos 2021

Depois do Europeu de Judo realizado em abril no Altice Arena, o judo de alto nível regressou à cidade de Lisboa. Desta forma dos dias 21 a 24 de outubro, o Estádio Universitário de Lisboa abriu portas para a realização do Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos 2021. O evento contou com a presença de 390 atletas (374 masculinos e 16 femininos), com idades superiores a 30 anos, em representação de 43 países. O nosso país foi representado por 46 judocas (43 masculinos e 3 femininos) que nos encheram de alegrias.

Entre osotos garis, uchi matas ou harai goshis, Portugal terminou os quatro dias de prova com 21 medalhas – 12 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

- Dia 1 – 3 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 3 medalhas e bronze. José Freitas (M8 – 73kg), José Gomes (M8 -66kg) e Eduardo Garcia (M7 -66kg) são os novos Campeões do Mundo. Portugal termina ainda o primeiro dia no primeiro lugar do Medalheiro, seguido da Rússia (3 medalhas de ouro e 1 de bronze) e Ucrânia (2 medalhas de ouro, 4 de prata e 3 de bronze).

- Dia 2 – 1 medalha de ouro. Diogo Silva (M1 + 100kg) é o novo Campeão do Mundo. Portugal termina o segundo dia com mais uma medalha, totalizando agora 4 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 3 de bronze.

- Dia 3 – 4 medalhas de ouro e 2 de bronze. Nuno António (M4 -66kg), César Nicola (M4 -73kg), Manuel Oliveira (M5 -81kg) e Marco Ávila (M5 -100kg) subiram ao primeiro lugar do pódio neste terceiro dia. Com este resultado Portugal recuperou a 1ª posição do Medalheiro, somando agora 15 medalhas (8 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 5 medalhas de bronze).

- Dia 4 – Portugal fechou o último dia do Campeonato do Mundo de Veteranos – Lisboa 2021 com mais 6 medalhas conquistadas (4 ouros, 1 prata e 1 bronze) e 4 novos Campeões do Mundo – Bianca Sousa (F3 -52kg), Catarina Diniz (F5 -57kg), Nuno Carvalho (M2 – 73kg) e Bruno Mendonça Silva (M2 -90kg). Com este resultado Portugal solidificou a 1ª Posição do Medalheiro, totalizando 21 medalhas (12 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze). A Ucrânia assegurou o segundo lugar ao terminar com 7 ouros, 6 pratas e 10 bronzes, enquanto o Cazaquistão fechou o pódio com 7 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze.

 

Rally de Lisboa

A região da grande Lisboa recebeu ontem, 24 de outubro, a tão esperada 1ª edição do Rally de Lisboa, uma competição organizada pelo CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo e que marcou o regresso dos ralis à região.

Ao todo foram seis provas especiais de classificação disputadas em estradas dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, num percurso que recuperou a lendária classificativa de Montejunto e que encerrou com uma prova na Alta de Lisboa, repleta de público.

A dupla André Cabeças/Ilberino Santos, aos comandos de um Mitsubishi Mirage Evo, foi a grande vencedora deste evento que pretende colocar a prova nos calendários das competições oficiais.

 

Portugal Rugby Youth Festival

O Estádio Universitário de Lisboa recebeu este fim de semana o Portugal Rugby Youth Festival, com 5 campos a acolher 130 jogos. Este é o maior evento de râguebi de formação da Europa concentrando 50 equipas, num total de quase 1500 participantes.

Na final, que se realizou durante o dia de domingo, o CDUL derrotou o Belenenses, nos sub-19 masculinos. Já na final feminina, as Lusitanas derrotaram o Comité Regional do Centro. Nos sub-17, foi o CDUL novamente a ganhar, vencendo a Agronomia na final. Nos sub-15, a Agronomia venceu o Direito. Finalmente, nos sub-13 foi a vez do Direito levar a taça do Portugal Rugby Youth Festival, vencendo na final o CDUL.

O Portugal Rugby Youth Festival contribui para elevar o nível do râguebi nacional e abre caminho para o regresso das equipas internacionais em 2022.