Skip to main content

Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 dá hoje o seu pontapé de partida

Passava pouco do meio-dia quando, no pavilhão Carlos Lopes, se hasteava a bandeira oficial de Lisboa Capital do Desporto 2021, estava dado o pontapé de partida para um ano que promete “Inspirar Campeões para a Vida”.

O Parque Eduardo VII foi o palco escolhido para a apresentação oficial de “Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021” (CED), numa cerimónia decorrida hoje, 14 de abril, e que contou com a presença de várias personalidades entre as quai Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Tiago Brandão, Ministro da Educação, Nuno Delgado, chefe de missão de CED, Nuno Santos, representante da Associação das Cidades Europeias do Desporto – Portugal, e Fernando Santos, o selecionador nacional.

Para o Ministro da Educação, este é um momento de felicitar Lisboa, “Hoje eu venho aqui dar os parabéns a Lisboa, por ter sido Capital Verde Europeia, por ser agora Capital Europeia do Desporto, mas por ser a Lisboa do desporto federado de qualidade, por ser Lisboa do desporto inclusivo e intergeracional, por ser a Lisboa organizadora de grandes eventos, por ser a Lisboa que se empenhou a ter grandes espaços para podermos receber grandes eventos como este (...)”.

Segundo Nuno Delgado “Lisboa tem como principal objetivo, nesta epopeia quase olímpica, acima de tudo, unir, mobilizar e guiar os nossos cidadãos para sermos mais ativos, mais saudáveis e mais solidários – seja socialmente, seja ecologicamente – esse é o nosso foco”, refere no início do seu discurso.
 

Embaixadores

Com o mote “Lisboa Inspira”, o projeto foi desenhado em cima de sete áreas estratégicas – uma referência às sete colinas de Lisboa – que se traduzem em sete eixos representados por sete embaixadores de diferentes áreas:

- Cultura – Vihls;
- Educação – Fernando Santos;
- Mobilidade – Patrícia Mamona;
- Saúde e bem-estar – Manuel Carrageta
- Solidariedade – Hugo Passos;
- Sustentabilidade – Guerreiro de Brito
- Transcendência – Telma Monteiro
 

Metas a atingir

De acordo com Nuno Delgado existem três metas a atingir:

- Orientar estratégias – “as metas que queremos atingir são, cada vez mais, a estratégia da Comunidade Europeia e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nos quais nos responsabilizamos até 2030”.

- Identificar e promover boas práticas – “identificamos, colaboramos e estamos a trabalhar com as melhores práticas que os nossos parceiros europeus, em conjunto com a capital, irão produzir”.

- Priorizar a digitalização - “queremos apostar na digitalização do nosso tecido desportivo e da oferta desportiva da cidade”.

 

“Uma das dadivas que o desporto nos dá é a capacidade de nos superarmos”

Para Fernando Medina “uma das dádivas que o desporto nos dá é a capacidade de nos superarmos”. Acrescentando que, “o desporto convoca-nos sempre à superação. Desde uma criança que quer aprender a andar de bicicleta e tem a magia de conseguir passar esse teste do equilíbrio e da mobilidade, e de como a mobilidade apoia ao equilíbrio, ao atleta recreativo que vai passando as etapas, ao profissional de alta competição. A superação é intrínseca ao desporto. “

E foi precisamente ao pensar na palavra “superação” que Lisboa decidiu manter a organização da CED, apesar da pandemia, adaptando ideias e programas para que os valores da candidatura não fossem perdidos “aquilo que nos motivou ao início a concorrer e a ser Capital Europeia do Desporto”, diz-nos o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Conseguimos, refere o autarca, manter os eventos de alta competição, por um lado, e a prática desportiva habitual junto dos jovens, das escolas, em todos os escalões etários. Já este fim de semana, Lisboa recebe o Campeonato Europeu de Judo, a que se seguem a Premier League de Karaté e a Taça do Mundo de Triatlo.

Lisboa é “uma cidade que se constrói cada vez mais para os espaços verdes, para a prática do desporto ao ar livre, para estilos de vida saudáveis.” É hoje claro, assinalou, que “a severidade da pandemia foi muito maior em cidades em que os níveis de poluição eram historicamente mais elevados. Precisamos, e podemos, ter práticas e estilos de vida mais saudáveis.”


Reforço de Apoios aos Clubes e Coletividades
 

Fernando Medina referiu ainda que os clubes, coletividade e atletas da cidade irão contar com novos apoios: financiamento de testes à covid-19 aos atletas, um reforço da prática desportiva regular com um milhão de euros em apoios e um investimento de 20 milhões de euros nos clubes da cidade.

«Vamos apoiar, para que todos os atletas de Lisboa possam, no regresso às suas atividades, ter testes à Covid-19 gratuitos. Também criar um apoio extraordinário para este ano de cerca de um milhão de euros para prática regular de clubes e coletividades; e ainda um apoio estrutural: lançar uma linha de 20 milhões de euros, a partir de junho, para aplicar em dois anos, para que os clubes possam melhorar atividades e infraestruturas», resumiu.

 

As honras de abertura recaíram sobre Cuca Roseta que abriu a cerimónia com a interpretação do Hino Oficial de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, escrito e composto pela fadista.