Skip to main content

Lisboa homenageia Kobe Bryant em campo e prédio de 12 andares

O basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no ano passado, foi homenageado num campo de basquete e num prédio de 12 andares, em Lisboa. A inauguração aconteceu na segunda-feira, 3 de maio.

O basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no ano passado, foi homenageado num campo de basquete e num prédio de 12 andares, em Lisboa. A inauguração aconteceu na segunda-feira, 3 de maio.

Kobe Bryant, ou ‘Black Mamba’ como era conhecido, morreu no ano passado vítima de um acidente de helicóptero, era considerado um dos melhores jogadores de basquetebol de sempre, tendo chegado à NBA aos 17 anos e jogado pelos Los Angels Lakers por duas décadas. Idolatrado por muitos, desta vez é Lisboa que lhe presta uma homenagem, com um novo campo icónico e a maior empena com arte urbana na cidade.

O campo de Basquetebol da Calçada de Carriche foi requalificado, tendo agora mais vida. A dar cor e forma esteve o artista Hélio Brav, o artista “dividiu” o trabalho em três partes: o campo de basquetebol, a lateral das escadas de acesso a um prédio e a empena do edifício de 12 andares.

No centro do campo, o artista pintou dois círculos – figura frequentemente utilizada nos seus trabalhos e que, juntos, fazem um 8, número também bastante utilizado por Kobe Bryant – envergou a camisola com este dígito durante 10 anos, onde chegou a fazer um three peat – três títulos de seguida – nos anos de 2000, 2001 e 2002- sendo, por isso, mais uma forma de eternizar o jogador.

A pintura na empena do prédio tem o jogador de basquetebol como figura central, mas dado que este sempre promoveu o espírito de equipa, foram retratados também outros grandes jogadores, Paul Gasol, Derek Fischer Shaquille O'Neal e Robert Horry – “os outros quatro magníficos dos Los Angels Lakers”.

O projeto de arte urbana que envolve a Câmara Municipal de Lisboa, através da Galeria de Arte Urbana, a Junta de Freguesia do Lumiar e a startup Hoopers ("filha" da Startup Lisboa) revela-se em plena vigência de Lisboa enquanto Capital Europeia do Desporto. 

Este é mais um projeto que resulta do "casamento" feliz entre as Artes e o Desporto que a CML lançou em 2019 e que, de então para cá, já deu frutos (Campo Mártires da Pátria, Chelas/Chicago). Seguem-se duas intervenções em Benfica e em Santa Clara. 

No atual contexto pandémico, o espaço público revela-se a cada dia que passa e, cada vez mais, como um palco de excelência para a prática da atividade física e do desporto. A intervenção neste campo vem assim proporcionar à população de Lisboa um espaço requalificado, um verdadeiro "santuário" para os amantes do basquetebol.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do artista Hélio Bray, do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves, do presidente da AsAssociação de Basquetebol de Lisboa, Rogério Mota, e do músico Lancelot. 

Para estrear o piso e os cestos não faltaram também jogadores da equipa de basquetebol do Sporting, como James Ellisor, João Fernandes e Travante Williams.