Skip to main content

Lisboa recebe o Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos e de Katas 2021

Está confirmado! Portugal é oficialmente o anfitrião do Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos e de Katas 2021.

O anúncio que coloca Lisboa como palco deste evento desportivo foi feito na quinta-feira, 3 de junho, em Budapeste – local onde se irá realizar o Campeonato do Mundo de Judo, numa cerimónia que juntou o presidente da Federação Internacional de Judo (IJF), Marius Vizer, e o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Jorge Fernandes.

Assim, nos dias 21 a 24 de outubro, os melhores atletas de judo da categoria Veteranos irão mostrar os seus melhores golpes na capital, enquanto na semana seguinte, a 26 e 27 de outubro, é a vez de nos deslumbramos com a precisão dos Katas.

Marius Vizer, presidente da IJF, mostra o seu contentamento pela realização da prova “Depois de dois anos difíceis, estou feliz por ver que os nossos veteranos e especialistas em kata serão novamente capazes de competir. É bom ver que, embora a Covid tenha suspendido essas competições, estas podem agora ser retomadas, assim como os nossos outros eventos. Quero agradecer a Portugal pela iniciativa. Estou convencido de que juntos podemos organizar uma grande competição. O Mundial Veterano e o Mundial de Katas são uma boa divulgação da nossa modalidade, mostrando que todos fazem parte da nossa família. É também uma ótima promoção para uma cidade como Lisboa. Eles têm um grande interesse nos veteranos e nos katas e é uma cidade que atrai muita atenção e muitos visitantes".

Sentimento que vai de encontro ao sentido pelo presidente da nossa federação, Jorge Fernandes, “Estamos muito contentes por ter a oportunidade de receber os nossos amigos de todo o mundo. Este ano organizámos o Campeonato da Europa com sucesso. Com o Mundial de Veteranos e o Mundial de Katas, vamos para outro nível. Com este evento queremos mostrar à comunidade do judo que existem muitas formas diferentes de praticar o judo. Infelizmente o evento teve de ser cancelado várias vezes nos últimos meses, mas hoje acreditamos que estamos prontos para o receber e assim o faremos. Em 2021, Lisboa foi designada Capital Europeia do Desporto. Temos muitos atletas portugueses a atuarem nas duas categorias. Para eles vai ser uma oportunidade fantástica de competir em casa”