Skip to main content

Lisboa recebe os melhores do Triatlo Mundial

Lisboa irá receber nos próximos três dias os melhores do triatlo mundial. A ação começa hoje, sexta-feira, em Marvila, com a prova de Qualificação Olímpica de Estafeta Mista, que coloca as três primeiras equipas na linha de partida em Tóquio 2020. No fim de semana, 22 e 23 de maio, será a vez da Capital receber a Taça do Mundo de Triatlo que conta um nível competitivo elevado e onde se espera emoções fortes dado a presença de atletas olímpicos que irão alinhar este ano em Tóquio 2020.

 

Evento de Qualificação Olímpico de Estafeta Mista, sexta-feira, 21 de maio

A prova, com a distância super sprint e a mais curta do triatlo, teve apenas 300 metros de natação, 7,2 km de bicicleta e 1,8 km de corrida, é um evento de grande importância no contexto internacional do Triatlo.

Helena Carvalho, João Pereira, João Silva e Melanie Santos foram os quatro elementos que integraram o Programa de Preparação Olímpica e representaram Portugal na competição, tendo terminado em 7º lugar e falhado o apuramento para a estreia das estafetas mistas nos Jogos Olímpicos.
Os atletas concluíram os quatro percursos de três segmentos em 01:28:05 horas, a 04:07 dos vencedores.

A Bélgica foi a grande vencedora da prova, ao terminar em 01:23:57 horas, Itália e Suíça, segunda e terceira classificadas, respetivamente, ambas a 50 segundos, asseguram as três vagas da disputa, juntando-se assim às sete já apuradas no período regular de qualificação.
 

22 e 23 de maio Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa

Já o fim de semana conta com uma start list bastante competitiva, onde se encontram os melhores triatletas mundiais. Os atletas portugueses Ricardo Batista, Campeão Mundial de Juniores em 2019 e Alexandre Nobre, 6º no Campeonato do Mediterrâneo em 2020, irão alinhar à partida da competição, que conta com Kristian Blummenfelt, o norueguês que ocupa atualmente o número 1 do ranking mundial ao ter vencido a primeira etapa do Circuito Mundial em Yokohama. 

No lado feminino será Melanie Santos a disputar a prova mundial que conta com a presença de Summer Rappaport, a norte-americana número 2 no ranking mundial e medalha de prata na prova inaugural do circuito mundial no Japão no fim de semana passado.