Skip to main content

Markku Alen, o penta campeão do Rali de Portugal apadrinha o Rally de Lisboa

Markku Alen, um dos mais bem-sucedidos pilotos de ralis de sempre, é o “padrinho” da primeira edição do Rally de Lisboa, que irá para a estrada nos próximos dias 22 e 23 de outubro.

O finlandês voador, como é conhecido, reúne um carinho muito especial por parte dos adeptos portugueses, tanto pelas suas vitórias na prova portuguesa do Mundial de Ralis – a outrora Rallye de Portugal Vinho do Porto - por cinco vezes, entre os anos de 1975 e 1987, bem como pela sua incrível participação no Rali do Algarve, onde fez a estreia mundial do Lancia S4.

Para o mítico piloto, que detém o título de maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Rali, embora sem nunca ter vencido o campeonato, é sempre com muita alegria e satisfação, que regressa ao nosso país, “visto que passados tantos anos ainda consigo manter o recorde de vitórias no Rali de Portugal. Aí tenho grandes amigos e sou sempre muito acarinhado por todo o fantástico público, que continua a não se esquecer de mim. É, portanto, com grande gosto que aceito o convite do CPKA para apadrinhar a 1ª edição do Rally de Lisboa, rally tão importante e que já fazia falta há muito na capital de Portugal. Pelo que sei, tem todas as condições para ser um grande evento, onde todas as classificativas são novas e até o mítico troço de Montejunto, que nós fazíamos em terra e alcatrão, está agora totalmente alcatroado e em excelentes condições.

E conclui “sei que a organização tem realizado um grande esforço e tem contado com a experiência de dois Amigos que são o Rui Madeira e o Nuno Rodrigues da Silva, que são certamente uma grande mais-valia para o Rally de Lisboa.”

Foi, também, no nosso país que Markku Alen tornou célebre a famosa expressão “now maximum attack”, uma icónica frase que traduzia a forma como ele disputava todas as classificativas a dar sempre o máximo e a lutar por todas as vitórias.