Skip to main content

Meia hora de exercício por dia faz a diferença?

Como é que o exercício diário faz a diferença? 30 minutos podem ajudar a emagrecer, a reduzir o stress e o risco de doenças, assim como a melhorar o seu bem-estar e a sensação de felicidade.

Meia hora. 30 minutos. 1800 segundos. Qual é a atividade diária que pode fazer nesses 30 minutos que irá fazer uma grande diferença na sua vida? Pode muito bem fazer algumas compras, limpar o carro ou até fazer uma publicação numa rede social, mas raramente esses 30 minutos irão fazer muita diferença, quando olhando para o plano geral.

Então e se aproveitar para fazer 30 minutos de exercício? É fácil com as nossas rotinas diárias sentirmo-nos letárgicos e, com isso, não haver motivação para treinar, mas agora fazendo o papel de grilo falante, vamos deixar aqui alguns motivos para aproveitar essa meia hora diária e colocar o corpo a mexer.

 

1. Meia hora pode ajudar a perder peso

Fazer exercício durante 30 minutos por dia pode ser mais eficaz do que 60 minutos para perder peso, de acordo com o WebMD. Segundo o estudo que pretendia saber se meia hora de exercício diário poderia fazer a diferença, em oposição a um treino de uma hora, um grupo de amostra de 60 homens, moderadamente acima do peso, mostrou resultados tão bons ou melhores no treino mais curto em detrimento do treino mais longo.

Qual é então a lógica disto? Um treino mais curto parecia mais viável para aqueles que estavam moderadamente acima do peso. Claro que, com isto não, não estamos a dizer que deva deixar o seu treino de 45 ou 60 minutos e trocar por um de 30 minutos diários, nem quer dizer que a meia hora substitui o seu treino anterior de uma hora. Apenas é necessário ouvir o seu próprio corpo e ajustar o tempo de acordo: se estiver cansado reduza a duração, se estiver a transbordar de energia aproveite para treinar um bocadinho mais. Seja como for, esta a queimar calorias.

 

2. Deixa-nos felizes

Teve um dia complicado daqueles, está a chover ou simplesmente sente-se apático? Então toca a calçar os ténis de treino e ir fazer algum exercício, em menos de nada estará muito mais bem-disposto. Está provado de que um treino de alta intensidade de 30 minutos irá estimular os químicos do seu cérebro, ajudá-lo a relaxar e deixá-lo com um sorriso no rosto devido aquela onda de endorfina que nos invade no pós-treino.

 

3. Combate o stress como um super-herói

O exercício físico é o melhor remédio para a ansiedade e o stress. Apenas meia hora é o suficiente para produzir endorfinas que ajudam a reduzir a dor, a ter uma melhoria da qualidade do sono e a relaxar.

 

4. Reduz o risco de doenças cardíacas

30 minutos de exercício por dia podem fazer toda a diferença no que toca a reduzir as doenças cardíacas. Uma coisa tão simples como caminhar a um passo mais rápido pode melhorar a saúde do seu coração. Por isso, toca a aproveitar os passeios com o seu cão ou uma ida à mercearia da rua para fazer uma caminhada de meia hora.

 

5. É um impulsionador de produtividade

Beber café faz parte dos nossos rituais diários, muitas são as vezes que recorremos a estes 30 mililitros para nos dar energia, mas alguma vez teve a sensação de preguiça pós-café? Então da próxima vez que pensar ir à rua beber um café para aumentar a sua dose de energia, tente sair para uma caminhada rápida. O ar livre irá fazer maravilhas aos seus níveis de energia e produtividade.