Skip to main content

Meia Maratona e Maratona de regresso à estrada

É já no dia 17 que a EDP Maratona de Lisboa está de volta à estrada e, mais uma vez, volta a unir os concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais, num percurso de 42km.

 

Considerada pela Forbes como uma das mais belas maratonas do mundo, sendo mesmo referenciada como “uma das que não se pode perder”, a EDP Maratona de Lisboa volta à estrada no domingo dia 17 de outubro, prometendo um cenário ímpar ao longo dos seus 42km à beira-mar/rio.

“É com muito entusiasmo que estamos de volta às nossas corridas. Posso afirmar que estamos tão motivados, como os atletas. Já todos aguardávamos há muito tempo, este regresso. Teremos naturalmente menos participantes estrangeiros, mas estamos certos de que vamos oferecer a melhor experiência a quem vai participar. A medalha oferecida na meta a todos os finalistas é muito bonita e simboliza a vitória de cada um e a recompensa pelo objetivo alcançado”, diz-nos Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, na abertura da conferência de imprensa.

A 8ª edição da EDP Maratona de Lisboa contará com a presença da “elite estrangeira”, composta por atletas de vários países como Etiópia, Quénia, Uganda, Eritreia e Marrocos, juntando-se a vários atletas estreantes, mas também a outros atletas com marcas bastante boas, destacando-se dois atletas abaixo das 02:25 e cinco abaixo das 02:06, no lado masculino, e uma atleta abaixo dos 2:25 e quatro abaixo das 2:26, no lado feminino.

É também elemento de destaque a presença dos vencedores de 2019, Andualem Belay Shiferaw e Sechale Dalasa, ambos da Etiópia, e com o objetivo de melhorarem os seus tempos em Lisboa. A representação de Portugal estará a cabo de Cátia Santos.

“O recordista da Maratona de Lisboa, Andualem Belay SHIFERAW, preferiu vir a Lisboa, rejeitando propostas de outras maratonas, pois quer repetir o triunfo, em Lisboa. Temos uma elite muito motivada, mas também sabemos que devido à pandemia é difícil saber a verdadeira forma física dos atletas, alguns atletas pouco competiram”, destacou Carlos Moia.

A corrida tem hora marcada para as 08:00h em Cascais e tem como meta a Praça do Comércio, em Lisboa.

A organização da prova está a cargo do Maratona Clube de Portugal (MCP) e das Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras e Cascais.

 

Luso Meia Maratona

No mesmo dia, pelas 10:30h, é a vez das atenções se voltarem para a Ponte Vasco da Gama, com a 21ª edição da Luso Meia Maratona, uma corrida que começa na belíssima ponte e termina no mesmo sítio que a primeira prova – a Praça do Comércio.

Na Luso Meia Maratona estarão a correr três atletas masculinos com tempos abaixo dos 59:00 e cinco abaixo dos 60:00, enquanto no lado feminino serão, pelo menos três, as atletas abaixo dos 68:00, todos estes” tempos fantásticos”, diz-nos o presidente do MCP.

Na elite nacional Hermano Ferreira, Sara Moreira, Rui Teixeira ou Fernando Serrão, serão alguns dos atletas que estarão presentes.

A Luso Meia Maratona divide também o espaço com a EDP Mini Maratona 8km, que ocorre em simultâneo, e tem como meta o Parque das Nações.

As inscrições podem ser realizadas no site oficial e os kits de participação poderão ser levantados na Sport Expo, que decorre entre os dias 14 e 16 de outubro no Altice Arena. Este ano, excecionalmente, não haverá stands de marcas parceiras, nem ações que impliquem aglomeração de pessoas ou períodos de espera. Em conformidade com o plano de contingência da organização, aos participantes será exigida a apresentação de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19, no ato de levantamento do kit de participação.

Ambas as provas serão transmitidas em direto na RTP1 e RTP Internacional, garantindo que as imagens da competição cheguem a milhões de telespectadores em todo o mundo.