Skip to main content

Novo Pavilhão Multiusos da Ajuda

A Freguesia da Ajuda tem um novo complexo desportivo: o Pavilhão Multiusos da Ajuda. Inaugurado quarta-feira, 2 de junho, no antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos, promete ser o polo agregador das mais diversas atividades físicas e desportivas da freguesia.

A Freguesia da Ajuda precisava de juntar, num único espaço, toda a sua significativa atividade física e oferta social disponibilizada pela junta de freguesia. Desta forma, o antigo pavilhão desportivo, propriedade da Caixa Geral de Depósitos, que se encontrava subaproveitado e com muito pouco uso era a opção ideal. Composto por um pavilhão, campo de jogos, balneários e vários gabinetes de apoio, tinha tudo o que era necessário para os habitantes da Junta de Freguesia da Ajuda (JFA).

Assim, a Câmara Municipal de Lisboa adquiriu o edifício e disponibilizou à JFA, fazendo com que este ganhasse uma nova vida como o novo “Multiusos da Ajuda – Desporto, Cultura e Bem-estar”, um espaço que irá receber as mais diversas atividades, como ténis de mesa, karaté, futebol, dança, ginástica sénior ou teatro.

Para Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ver este espaço ocupado é algo realmente bom “é muito bom ver este espaço ocupado, da primeira sala à última. Ocupado, vivido, com imensas atividades e pessoas.  As pessoas precisam dele, a Ajuda precisava deste espaço, é aqui que ele está a servir-vos a todos. E isso para nós é a maior alegria”.

João Marques, presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, refere o facto de a freguesia ser “uma freguesia periférica do centro da cidade, uma freguesia historicamente de população trabalhadora, maioritariamente habitacional” para a falta de equipamentos “que não fomos tendo ao longo do tempo”. Ao qual acrescenta que “fizemos muita coisa, muitas atividades, mas a falta de equipamento era grande. Com grande solidariedade e criatividade fomos contornando o problema, mas há uns tempos percebemos que era impossível continuar assim e tínhamos de resolver este problema. Arregaçamos as mangas e fomos procurar apoio e, neste caso, a Câmara Municipal de Lisboa, foi sempre o nosso parceiro prioritário, que esteve sempre alinhado connosco na estratégia de desenvolvimento do nosso território”.

Este “arregaçar de mangas” referido pelo presidente da JFA esteve presente, não só neste projeto como “só nas últimas semanas abrimos o ‘casalinho verde’, começamos o dois de maio azul’, transformamos o antigo balneário de artes e, hoje, estamos no Multiusos. Aos poucos temos conseguido espaços para que possamos fazer mais e melhores atividades. A população da Ajuda merece”, conclui.