Skip to main content

O que deve saber para a sua para a primeira maratona

A poucos dias das grandes provas que irão encher Lisboa de corredores, nada melhor do que recordar algumas dicas para quem vai correr a maratona pela primeira vez.

Antes de começarmos com os conselhos para quem se vai estrear nesta incrível prova, vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre esta modalidade que conquista adeptos pelos quatro cantos do mundo.


Qual é a distância de uma maratona?

Uma maratona tem 42,195 quilómetros.


História da maratona

Segundo a lenda, a primeira “maratona” teve lugar na Grécia, quando Fidípides, um soldado ateniense que se encontrava em guerra contra a antiga cidade de Maratona, teve de entregar uma mensagem importante, tendo corrido 42 quilómetros entre o campo de batalha de Maratona e Atenas. Depois de anunciar aos cidadãos a vitória dos exércitos atenienses contra os persas, o soldado morreu de exaustão.  

Em 1896 a maratona tornou-se numa prova olímpica.


Quais são os recordes de tempo na maratona?

Atualmente, os três recordes oficiais da maratona são:

  • 2:01:39 - Eliud KIPCHOGE, natural do Quénia, no percurso de Berlim a 16 de setembro de 2018;
  • 2:01:41 - Kenenisa BEKELE, natural da Etiópia, no percurso de Berlim a 29 de setembro de 2019;
  • 2:02:48 - Birhanu LEGESE, natural da Etiópia, no percurso de Berlim a 29 de setembro de 2019.


Dicas para a primeira maratona:

1. Hidrate-se bastante antes da prova

Por mais que pareça algo banal, esta é uma dica que faz muita diferença. Na semana que antecede à grande prova comece por aumentar o volume de água que bebe, isto irá fazer a diferença no dia D.

Mas hidratar-se não significa que deve ingerir dois litros de água antes da prova ou na noite anterior, a hidratação deve começar cerca de três dias antes para que, quando chegar à prova, o seu corpo esteja preparado, podendo ajudar a evitar as cãibras que podem acontecer durante a corrida.

 

2. Planeie correr sozinho

Por mais que tenha treinado com vários amigos e que tenham escolhido correr a mesma maratona, o aconselhado é não planear fazer a prova com alguém.

E os motivos para isto são vários: a pessoa pode desistir de participar, pode haver algum imprevisto que interfira na sua prova, pode correr num ritmo mais lento que o seu, impedindo-o de dar o seu máximo, as opções são variadas. A dica é, numa primeira maratona faça sozinho, isso irá perimir-lhe conhecer-se melhor e ter mais experiência para a próxima.

Pelo caminho aproveite as partes bonitas do percurso, que no caso da EDP Maratona de Lisboa, é coisa que não falta.

 

3. Não teste nada novo no dia da corrida

Esta é aquela dica que vai ser repetida, seja na primeira prova, ou na décima. Tudo o que for usar na prova deve ter sido testado antes nos treinos, não experimente nada pela primeira vez no dia da prova.

Com a emoção da primeira prova é fácil ficar entusiasmado com a panóplia de produtos disponível para a prova, seja alguma coisa que veio no kit, seja algum ténis novo, tudo nos parece incrível. Contudo, dado que não sabemos como vamos reagir ao produto, é melhor não ficar a saber na prova, não vá acontecer que aquelas meias novas são desconfortáveis e impossibilitem de  terminar a corrida.

 

4. Treine a sua mente

Quando se pensa em correr uma maratona, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o fôlego que precisamos de ter e a força de pernas. No entanto, para provas desta distância a mente conta tanto ou mais do que o corpo.

Claro que isto não quer dizer que não se precisa de preparar fisicamente, isso é fulcral, mas haverá alturas da corrida em que se não tiver a mente bem preparada, os resultados podem não ser os que esperava.

Isto normalmente acontece a partir do km 30, quando o chamado “muro da maratona” tem lugar, aqui pensamentos como “não vou conseguir”, “deveria ter treinado mais”, “isto não vai correr bem, ainda falta tanto”, começam a assaltar a sua cabeça e é aqui que tem de se lembrar o quanto trabalhou para estar ali e não desistir.

 

5. Aprenda com quem já correu

Se não conhecer ninguém que tenha corrido os 42 km e que possa falar sobre as experiências e dicas adicionais para esta sua primeira maratona, experimente ver vídeos de quem já o fez, isto pode ajudar.

E aproveite também para saber o que normalmente acontece com todos os corredores de forma a tentar preparar-se para que isto não aconteça consigo.

Quanto mais informação tiver, melhor correrá a prova.


6. Escolha uma prova com um percurso bonito

Fazer uma prova num percurso bonito ou num destino que queira muito conhecer é, sem dúvida, um grande incentivo para que a maratona corra da melhor forma.

Vamos imaginar que está num momento difícil da prova, no 34º km, por exemplo, já a faltar tão pouco para terminar e de repente olha para um mar azul, ou um ponto turístico incrível? Isto pode ser o suficiente para lhe dar aquele empurrão final para completar a prova.

E no caso da EDP Maratona de Lisboa, isto é tão fácil de acontecer, o percurso que liga Cascais a Lisboa é tão maravilhoso que inspira qualquer um, e não é por acaso que meios de comunicação como a Forbes nos consideram uma das mais belas maratonas do mundo.