Skip to main content

Os Campos mais cool de Lisboa

Lisboa, nos últimos tempos, foi invadida por cores, arte e muito talento, com a criação e requalificação de instalações desportivas.

Esta é uma ótima maneira de fazer a união entre a arte e o desporto, duas componentes tão fundamentais para o nosso bem-estar mental e físico.

Fique a conhecer alguns dos campos desportivos que são verdadeiras obras de arte ao ar livre.

Polidesportivo Mártires da Pátria

Balance é o nome da intervenção artística assinada por Aka Corleone no recinto polidesportivo do Campo Mártires da Pátria.

Inspirado por uma obra que viu em Nova Iorque, Aka Corleone, alter-ego de Pedro Campiche, resolveu trazer para o bairro lisboeta, onde já viveu, esta ideia que, além de colorida, explora o conceito de dualidade perfeito entre duas pessoas, equipas ou lados, e que nos pretende relembrar que o equilíbrio entre duas realidades, apesar de raro de se conseguir, é possível.

A peça surgiu de uma parceria com a galeria de arte Underdogs e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios e a Câmara Municipal de Lisboa.

Com o mote “promover a arte e a sua utilização pelos cidadãos”, este piso artístico, que já é conhecido além-fronteiras, é a junção perfeita entre cultura e desporto, tornando-se numa verdadeira obra de arte viva.


Campo Kobe Brynt, Calçada de Carriche

O campo de Basquetebol da Calçada de Carriche foi requalificado, tendo agora mais vida. A dar cor e forma esteve o artista Hélio Brav, o artista “dividiu” o trabalho em três partes: o campo de basquetebol, a lateral das escadas de acesso a um prédio e a empena do edifício de 12 andares.

No centro do campo, o artista pintou dois círculos – figura frequentemente utilizada nos seus trabalhos e que, juntos, fazem um 8, número também bastante utilizado por Kobe Bryant – envergou a camisola com este dígito durante 10 anos, sendo, por isso, mais uma forma de eternizar o jogador.

A pintura na empena do prédio tem o jogador de basquetebol como figura central, mas dado que este sempre promoveu o espírito de equipa, foram retratados também outros grandes jogadores, Paul Gasol, Derek Fischer Shaquille O'Neal e Robert Horry – “os outros quatro magníficos dos Los Angels Lakers”.

Este projeto de arte urbana envolveu a Câmara Municipal de Lisboa, através da Galeria de Arte Urbana, a Junta de Freguesia do Lumiar e a startup Hoopers.


Campo de Jogos do Calhariz, Benfica

Intervencionado pelos artistas Edis One e Pariz Ones, o Campo de Jogos do Calhariz também ganhou cor.
Ilustrado com o rei e a rainha de copas de um baralho de cartas, Cara ou Coroa, nome de batismo deste projeto, pretende promover valores como o fair play e a igualdade de género ao dar a mesma importância e os mesmos valores às duas figuras, independentemente do género que representam.

Esta iniciativa integra o projeto “NO!”, promovido pela Junta de Freguesia de Benfica, que combate a descriminação e a violência doméstica na freguesia, e contou com o apoio da GAU - Galeria de Arte Urbana e da Câmara Municipal de Lisboa.


Campo Basquetebol 3 x 3 Doca de Alcântara

Se gostava de jogar basquetebol quando andava na escola e quer reviver a sensação de fazer um afundanço, que tal dirigir-se à zona das docas de Lisboa?

O mítico campo de basquetebol 3x3 da Doca de Alcântara, outrora um lugar histórico de torneios de 3x3 no final dos anos 90 e iniciou de 2000, ganhou uma nova vida e está à espera e de uma nova geração de jogadores.

A intervenção esteve a cargo do artista urbano Flix, numa iniciativa desenvolvida pelo porto de Lisboa e pela Hoopers.

Está previsto que em breve estes campos ganhem a companhia de dois novos equipamentos desportivos: uma plataforma para ténis de mesa e um saco de boxe.


Campo de Jogos do Largo Conde de Bonfim

Cores fortes e arrojadas é o que salta à vista quando nos deparamos com o Campo de Jogos do Lado Conde de Bonfim.
Pintado por Pitanga, o artista retratou “o constante movimento, o convívio das pessoas, a dinâmica do comércio local e a beleza dos espaços verdes e do Palácio Béau-Séjour”, que o rodeiam.

Fica o convite para conhecer este espaço que alegra a Freguesia de São Domingos de Benfica.
 

Campos de Street Basket, Parque das Nações

Graffittis, cores contrastantes e uma maravilhosa vista para o rio Tejo é o que nos espera no novo espaço de convívio e desporto comunitário no Parque das Nações.

Com a assinatura do coletivo artístico Thunders Crew,  e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, os novos campos de street basket, localizados junto  ao Pump Track, estão cobertos de “letterings” e elementos que convivem nas ruas do Street Basket e Graffitti que, em conjunto, criaram manchas e padrões, transformando este espaço num espaço vivo para a prática desta atividade física.

Com cerca de 800m2 e situado na rua Chen He, este campo tem na sua construção materiais existentes em estaleiro desde a Exposição Mundial de Lisboa de 1998 - EXPO 98.

 

Campo de Basquetebol, Chelas

A história desta intervenção já vem de trás, mais precisamente de 1992, quando Oliveira Donbell, um morador do bairro, colocou uma tabela de basquetebol e pintou no chão um touro, símbolo da equipa Chicago Bulls, originando assim o nome Chicago pelo qual o campo continua a ser conhecido e tonando-se num ponto de encontro de gerações que perdura até hoje.

A intervenção aconteceu para que este campo continue no ativo e contou com a dupla Halfstudio para tornar este espaço um local onde a comunidade pode jogar basquetebol com mais cor.

O projeto de revitalização esteve a cargo da Hoopers, Junta de Freguesia de Marvila e da Câmara Municipal de Lisboa.
 

Campo de Minibasquetebol da Ameixoeira

Incentivar os mais novos a praticar basquetebol ao ar livre é a ideia que sustenta os novos campos de minibasquetebol da Ameixoeira (junto à piscina municipal de Santa Clara).

Com a autoria de Los Pepes - dupla composta por Francisco e Meggie, os dois novos campos estão repletos de cores vivas, vibrantes e divertidas, com linhas de jogo mais arrendadas e tabelas igualmente chamativas, tornando este, que é o primeiro campo exclusivo de minibasquetebol do país, num espaço que qualquer criança e jovem quer conhecer.

Esta é mais uma colaboração com a assinatura da Hoopers e da Câmara Municipal de Lisboa.