PORQUÊ QUE DANÇAR NOS DEIXA FELIZES?
Desde os tempos antigos que o ser humano gosta de dançar, perpetuando-se assim ao longo dos tempos. Dançar deixa-nos felizes e é uma atividade física que traz variadas vantagens para a nossa saúde mental e física.
1. Faz maravilhas à nossa saúde mental
A dança é tão terapêutica, quanto natural. Quando dançamos, os nossos corpos libertam endorfinas para o alívio da dor, e estas endorfinas são o melhor aliado para a depressão, ansiedade e stress.
2. Brilhante Interação Social
De acordo com um estudo da Brigham Young University a solidão mata mais pessoas que a obesidade. Outros estudos recentes sobre esta problemática do isolamento social, sublinharam o enorme impacto que a solidão pode ter sobre o nosso bem-estar. A dimensão social da dança é quase tão importante quanto o exercício físico, sendo as aulas de dança uma das melhores maneiras de conhecer pessoas, o que pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar mental.
3. Um ótimo relaxamento
Não são só movimentos energéticos com batidas de alta intensidade. A dança pode ser, também, suave e relaxante. Para aqueles que não têm mobilidade, movimentos suaves em cadeiras de rodas podem melhorar o bem-estar mental e físico. Existem várias formas de aproveitar.
4. Aumenta a auto-estima
Às vezes, precisamos de um pouco de incentivo para sair e praticar exercício físico ou socializar. Juntar os dois pode ser assustador. Não deixe que os pensamentos negativos o privem da alegria da dança: abrace-a e envolva-se nas coisas positivas que esta tem para lhe dar. Depois de superar os primeiros minutos de inibições, vai rir e queimar calorias da forma mais natural possível. Não se preocupe em falhar alguns movimentos - até o bailarino soviético Rudolf Nureyev cometeu erros e ele é uma estrela do lago dos cisnes.
5. Estimula a criatividade
A dança é uma forma de expressão utilizada há séculos e usada para simbolizar pensamentos e ideias. Essa criatividade pode ajudar-nos a expressar os nossos próprios sentimentos, o que poderá ter um efeito incrível no nosso bem-estar geral.