Skip to main content

Portugal conquista três medalhas no primeiro dia do Open Europeu de Judo em Zagreb

No primeiro dia do Open Europeu de Judo, Portugal arrecada três medalhas: Joana Diogo traz a prata, enquanto João Fernando e Wilsa Gomes conquistam o bronze.

Portugal terminou o primeiro dia do Open Europeu de judo com três atletas no pódio: Joana Diogo conquistou a medalha de prata enquanto João Fernando e Wilsa Gomes asseguraram o bronze.

Na categoria -52, a portuguesa Joana Diogo estreou-se com uma vitória sobre a israelita Ilav Hayun, após acumulação de ´shidos´, numa altura em que a atleta portuguesa vencia por ‘wazari´. O segundo triunfo nos quartos-de-final, perante a Sofia Asvesra do Chipre, por ‘ippon’ deu-lhe o acesso à fase seguinte onde, mais uma vez, saiu vencedora ao superar a espanhola Marina Castello Diez, também com um ‘ippon’ em apenas 38 segundos.
Na luta pelo ouro, Joana Diogo, sofreu um ‘wazari’ da espanhola Izaskun Ballesteros Gonzalez, contudo, não conseguiu reverter o marcador, conquistando assim a medalha de prata.

No torneiro de -57 kg, Wilsa Gomes eliminou primeiro a italiana Giulia Pierucci por acumulação de ‘shidos’, depois a polaca Zuzanna Logozna em apenas 18 segundos, por ‘ippon’, sendo só travada nesta caminhada vitoriosa pela israelita Maya Leopold, após um ‘wazari’ pontudo aos 11 segundos do período de ‘ponto de ouro’. Na repescagem derrotou a kosovar Flaka Loxha por acumulação de ‘shidos’ e no combate com a espanhola Carla Ubasart Mascaro, depois de um empate no tempo regulamentar, venceu por ‘ippon’, após dois minutos de ‘ponto de ouro’, subindo ao pódio para receber a medalha de bronze.

Nos -73kg, João Fernando, eliminou o italiano Luca Rubeca por ‘ippon’ no combate inaugural, o holandêsMatthijs Van Harten, também por 'ippon', num combate que durou quase 8 minutos e, por fim o italiano Garbiele Sulli, por acumulação de ‘shidos’. Apenas Augusto Meloni, italiano, fez com que o atleta português cedesse, após um confronto equilibrado, que terminou com um ‘wazari’ pontuado aos 48 segundos do ‘ponto de ouro’.
No derradeiro combate, João Fernandes impôs-se ao atleta italiano Luigi Brudetti por ‘ippon’ em 38 segundos, conquistando assim o bronze e a terceira medalha para Portugal.

Raquel Brito (-48 kg), Teresa Santos (-52 kg) e André Diogo (-66 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, a belga Ellen Salens, a espanhola Izaskun Ballesteros Gonzalez e o ucraniano Karo Marandian, respetivamente.

No domingo, último dia de competição, entram em prova Joana Crisóstomo (-70 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg), Diogo Brites (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg).

A competição, que se cumpre até este domingo, 2 de maio, na capital da Croácia, reúne 473 Atletas (162 Femininas e 311 Masculinos) em representação de 32 Países.