Skip to main content

Portugal é campeão do mundo de futsal

A seleção nacional de futsal sagrou-se campeã mundial este domingo, 3 de outubro, numa vitória frente à Argentina. É a primeira vez que Portugal ganha este título.

 

Portugal é o novo campeão do mundo de futsal, na sua estreia numa final de um Mundial a equipa das quinas consagrou-se vencedora, por 2-1 à Argentina, fazendo assim uma década perfeita: foi campeã europeia em seleções e clubes, teve o melhor jogador do Mundo e é agora a grande campeã mundial.

O jogo mostrava-se promissor, com o selecionador Jorge Braz a mostrar-se confiante “Acho que somos melhores do que toda a gente. Não estou a ser ator. Os melhores do mundo são os meus, não são os outros. Não há a mínima dúvida”, algo que se veio a confirmar com o resultado final.

O Kaunas Arena, na Lituânia, viu tudo o que se queria ver numa final: golos, boas defesas, grandes lances técnicos, emoção, bancadas animadas e uma boa dose de drama nos últimos segundos.

Portugal inaugurou o marcador aos 15 minutos, por Pany Vareça, já depois de a Argentina ter perdido Burroto, por expulsão, devido a uma agressão a Ricardinho.
Na segunda parte, Pany voltou a marcar, contudo a vantagem de dois golos portuguesa pouco durou, com Claudino a marcar de seguida. A partir daqui Portugal sofreu, com a Argentina a apostar tudo nos últimos três minutos sem, no entanto, conseguir deitar abaixo o quadrado defensivo luso. A vitória foi nossa e o fado encheu o Kaunos Arena.

Pany Varela marcou os dois golos na final e terminou o mundial com oito, sendo só superado pelos nove do brasileiro Ferrão, e foi eleito o segundo melhor jogador da prova, depois de Ricardinho.

No final do jogo, o jogador não conteve as lágrimas e ficou sem palavras “Minha gente, não tenho palavras. Não sou o herói de Portugal. Este grupo todo, estes adeptos, nós somos uma nação valente. Lutámos sempre até ao fim, independentemente de bem ou mal jogado. Estamos no topo do Mundo. Estávamos no topo da Europa e fomos para o topo do Mundo", afirmou.

Já Jorge Braz, disse ser o “homem mais feliz do mundo”.
Este mundial é para eles, pelo trabalho e por todos os portugueses. Disse que íamos dar a vida por Portugal, ao nosso país e fomos fantásticos. Sou o homem mais feliz do mundo com uma equipa assim.  Ser campeão do mundo supostamente não é fácil e é inteiramente merecido”:

Este é o primeiro título mundial para Portugal, que se torna o quarto vencedor desta prova, juntando-se ao Brasil (cinco títulos), Espanha (dois) e Argentina (um).