Skip to main content

Programa de Apoio à Educação Física Curricular

O Programa de Apoio à Educação Física Curricular (PAEFC) continua a decorrer nos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo lisboetas, no presente ano letivo - 2020/2021.

O PAEFC, que manteve a sua lecionação das aulas de educação física durante o período de aulas à distância, regressou, finalmente, ao regime presencial. No atual ano letivo -2020/2021 – foram cerca de 14 mil os inscritos nas escolas da cidade de Lisboa abrangendo, desta forma, a totalidade dos alunos inscritos nos anos anteriores.

No passado 22 de março, deu-se início ao 2º turno do Lisboa Sem Rodinhas, contando com cerca de 800 crianças distribuídas por 36 turmas, pertencentes a 18 Escolas do Município de Lisboa. O 1º turno, decorrido entre o período de 7 de dezembro e 15 de janeiro de 2021, contou com cerca de 700 crianças, distribuídas por 31 turmas de 18 escolas.

Terminadas as férias da Páscoa, a 6 de abril, iniciou-se a lecionação das Aprendizagens Essenciais de Educação Física, abrangendo cerca de 6300 crianças de 255 turmas (1º e 2º ano de escolaridade) pertencentes a 74 escolas do Município de Lisboa.

Relativamente ao Ensino Especial, uma das vertentes do PAEFC, os blocos de Psicomotricidade e Atividades Rítmicas e Expressivas continuam a fazer parte da sua oferta letiva.

A partir de 5 de abril, 121 alunos de 21 Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA), irão continuar a beneficiar desta oferta, contando com o enquadramento técnico das entidades parceiras: Associação de Atividade Motora Adaptada (AAMA), Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), Associação Jorge Pina e CERCI Lisboa. 

Ainda no período de pausa letiva da Páscoa, os professores de educação física afetos às AE realizaram o segundo módulo de formação promovido pela FGP: Módulo 2 - 1ºCEB – Competências da Ginástica nos Programas