Skip to main content

Programa Desporto Mexe Comigo

“O desporto é uma linguagem universal… e quando os jovens participam em desportos ou têm acesso à educação física, podem vivenciar uma verdadeira alegria, ao mesmo tempo que aprendem os ideais do trabalho em equipa e da tolerância.”


 

Kofi Annan, 2004

O Programa Municipal Desporto Mexe Comigo é um dos finalistas de A Child Friendly Cities and Local Governments Inspire Awards , uma iniciativa da UNICEF, na categoria "Child poverty reduction and social protection” (Redução da pobreza infantil e proteção social). As votações encontram-se a decorrer, com o término a 14 de novembro, três dias depois, a 17 de novembro, serão anunciados os resultados numa cerimónia online.

Criado em 2008, o Desporto Mexe Comigo é um programa municipal quer tem como objetivo a inclusão social de crianças e jovens em risco através do desporto. O público deste programa são crianças e jovens que vivam em Lisboa, preferencialmente em bairros e zonas de intervenção prioritária e encontrem-se em risco de exclusão social.

Estes jovem irão ter acesso a atividades desportivas gratuitas onde estão incluídas modalidades coletivas, individuais ou adaptadas, sendo de destacar o futebol, futsal, râguebi, ginástica, jiu-jitsu, kickboxing, natação ou dança, não havendo distinção de sexo para o acesso às atividades.

No total são mais de mil os jovens que realizam em média três horas de atividade por semana, num período compreendido entre setembro e junho, acompanhado assim o período letivo.

Entreajuda, cooperação e amizade, são alguns dos valores que os participantes destacam ao participar no programa que, através da prática desportiva, pretende fomentar valores e facultar ferramentas para  que estes jovens possam ter um futuro melhor.

 

O que é a iniciativa Cidades Amigas da Criança?

A iniciativa Cidades Amigas da Criança é uma iniciativa da UNICEF que apoia os governos municipais na realização de soluções ou projetos inovadores onde os direitos das crianças são a prioridade, melhorando as suas condições de vida na comunidade onde se encontram inseridas, tendo como base a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

É também uma rede que reúne o governo, e outras partes interessadas, como organizações da sociedade civil, setor privado, academia, media e, mais importante, as crianças que desejam tornar as suas cidades e comunidades mais amigas da criança.

A iniciativa foi lançada em 1996 pela UNICEF e UN-Habitat e tem o propósito de agir sobre a resolução aprovada durante a segunda Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat II) para tornar as cidades lugares habitáveis para todos. A conferência da ONU declarou que o bem-estar da criança é o indicador final de um habitat saudável, de uma sociedade democrática e de uma boa governação.

 

O que é uma cidade amiga da criança?

Uma cidade amiga da criança é uma cidade, vila, comunidade ou qualquer outro sistema de governação local que se encontre comprometida em melhorar a vida das crianças que nela habitam, respeitado sempre os seus direitos, conforme estipulado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Na prática é uma cidade, município ou comunidade em que as vozes, necessidades, prioridades e direitos da criança são parte integrante das políticas públicas, programas e decisões.

Em termos gerais é um local onde as crianças:

  • Estão protegidos de exploração, violência e abuso;
  • Têm um bom começo de vida e crescem com saúde e cuidado;
  • Têm acesso a serviços sociais de qualidade;
  • Experienciam uma educação de qualidade, inclusiva e participativa e desenvolvem as suas habilidades;
  • Expressam as suas opiniões e influenciam decisões que os afetam;
  • Participam na vida familiar, cultural, da cidade / comunidade e social;
  • Vivem num ambiente seguro e limpo, com acesso a espaços verdes;
  • Encontram amigos e têm lugares para brincar e se divertir;
  • Têm oportunidades, independentemente da sua origem étnica, religião, rendimentos, sexo ou habilidades.

Embora a responsabilidade primária de garantir que os direitos das crianças sejam cumpridos recaia sobre os governos, outras partes interessadas como organizações da sociedade civil,  setor privado,  setor académico e a media, bem como as próprias crianças, também têm um papel importante a desempenhar na construção de um ambiente amigo da criança.


Para mais informações sobre o programa:
 +351 213 501 332
 dafd@cm-lisboa.pt