Skip to main content

Relatório Final Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021

"Queremos ser uma cidade que inspira Campeões para a vida a serem mais ativos, mais saudáveis, mais solidários!"

Nuno Delgado, Chefe de Missão Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021

Lisboa terminou o seu ano como Capital Europeia do Desporto e passou o testemunho a Haia (Países Baixos), a nova Capital Europeia do Desporto 2022. Foi um mandato pautado por duas palavras: pandemia e, com ela, restrições, e resiliência, muita resiliência para levar a cabo o máximo de projetos possíveis e inspirar o máximo de pessoas para uma vida mais saudável, mais consciente, mais solidária, uma vida melhor.

Existiram debates, corridas, campeonatos internacionais, sejam eles europeus ou até mundiais, houve espaço para a solidariedade e angariação de alimentos, para apoios a coletividades, para mostrar como a cultura, arte e deporto podem andar de mãos dadas, para prémios, para estreias em absoluto, para uma imensidão de coisas que, no fundo, é o que o desporto representa: uma imensidão de áreas e valores que são transversais e aplicáveis a tantas outras componentes da nossa vida.

De maneira a recordar os melhores momentos deste ano que, teve a dicotomia de ser tão longo e tão curto ao mesmo tempo, está disponível o Relatório Final Lisboa Capital Europeia 2022, para que nos possamos recordar de como é possível inspirar e sermos inspirados pelo desporto.