Skip to main content

Saber mais e decidir melhor - apresentação do Observatório

“Objetivo plenamente cumprido”, foi este o sentimento geral sentido na passada sexta-feira, 28 de maio, em Almada aquando da realização do seminário internacional Observatório do Desporto e da Atividade Física da AML – Saber mais e decidir Melhor.

Perante uma plateia atenta e interessada, seja presencialmente ou online, os especialistas internacionais e nacionais convidados partilharam os seus conhecimentos sobre boas práticas em modelos de organização e elaboração de sistemas de informação na área do desporto e da atividade física.

A dar as boas-vindas esteve o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro, que destacou a importância do Observatório do Desporto e da Atividade Física da AML dizendo que este é um “instrumento essencial para a promoção da nossa cultura desportiva”.

Algo que vai de acordo ao discurso de Sónia Paixão, vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que destaca a sua relevância no “desenvolvimento de políticas públicas integradas, que minimizem as dificuldades que habitualmente se encontram na recolha de informação a este nível” e que, por isso, “a cooperação entre as todas as instituições será́ um elemento-chave para o sucesso deste projeto”.

Este observatório nasceu “de uma vontade inequívoca da Área Metropolitana de Lisboa, uma vontade de construir pontes, de reunir sinergias, de potenciar talentos e de juntar pessoas. De fazer mais, de aprendermos uns com os outros, de sermos melhores”, refere o secretário da AML, João Pedro Domingues.

A apresentação do Observatório do Desporto e da atividade física da Área Metropolitana de Lisboa esteve a cargo dos professores Jorge Proença e Mário Guimarães, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Lusófona.

O encerramento do seminário ficou a cargo do presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Fernando Medina, e do secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Uma visão metropolitana do desporto e da atividade física “que nos deve comprometer com mais cooperação, com a construção de um território sem fronteiras, e com a ambição de criar mais sinergias, para que possamos acolher mais e melhores eventos, mas também ter melhores equipamentos ao serviço da população”, é defendida por Fernando Medina.

Ao qual acrescenta a reiteração do compromisso e empenho da AML em “criar mais e melhores condições para favorecer o aumento da prática desportiva de todos os seus munícipes, em parceria com os seus clubes, associações e coletividades”.

Por sua vez, João Paulo Rebelo elogiou o papel do observatório “que procura criar melhores condições para que todos possamos cumprir a nossa missão”, acrescentando que este novo instrumento “está perfeitamente alinhado com a orientação do governo, porque queremos conhecer melhor, e ter melhores sistemas de análise de dados que nos permitam fazer o que todos os dias fazemos, que é decidir com base em conhecimento”.

Para mais informações pode consultar o site da AML.