Skip to main content

Toda a atividade física é importante (e conta)

5 milhões – é este o número de mortes por ano que poderiam ser evitadas se toda a população mundial fosse mais ativa. Por isso, cuide de si, do seu bem-estar e da sua saúde.

A atividade física é uma das formas de prevenir o desenvolvimento de certas doenças crónicas como a hipertensão, a obesidade, os diabetes ou alguns tipos de cancro. A isto junta-se também o facto de ser um ótimo aliado no que toca a reduzir o declínio cognitivo e os sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar e estimular a saúde do nosso cérebro.

No final de 2020, 10 anos após as últimas diretrizes publicadas, a Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou novas recomendações sobre a atividade física e o comportamento sedentário. Nas novas diretrizes podemos ver que há um reforço da ideia de que todas as pessoas, independentemente da idade e aptidão, podem ser fisicamente ativas. O documento destaca ainda a mensagem que “todo o movimento conta”, especialmente no panorama em que foi lançado: pandemia e confinamento de uma parte significativa da população.

5 milhões – é este o número de mortes por ano que poderiam ser evitadas se toda a população mundial fosse mais ativa. E as novas diretivas da OMS acentuam, de forma bastante clara que, tanto o combate ao sedentarismo como a adoção de rotinas ativas, são as melhores alternativas para a promoção de saúde e para a prevenção do aparecimento de certas doenças. Desta forma, a Organização Mundial de Saúde, aproveitou a oportunidade para incentivar as pessoas a praticarem atividade física, limitando o tempo inativo diário e substituindo-o por exercício físico.

As últimas diretrizes já recomendavam um mínimo de 150 minutos de atividade moderada, ou 75 minutos de atividade intensa por semana. Na nova diretriz houve uma novidade: além do mínimo recomendado, acrescentou-se um “máximo” ideal, que corresponderia ao dobro desse volume – 300 minutos de atividade moderada e 150 minutos de atividade intensa.

Os pontos-chave das novas recomendações:

1. A atividade física é boa para o coração, corpo e mente
Manter um hábito de praticar atividade física regular é uma forma de prevenir e ajudar a controlar doenças como os diabetes tipo 2, cancro ou doenças cardíacas – os responsáveis por quase 3/4 das mortes em todo o mundo. A isto acresce o fato de ser um excelente antidepressivo, ajudar a controlar a ansiedade e a melhorar o sistema cognitivo, assim como, o bem-estar geral.

2. Qualquer que seja a quantidade de atividade física é melhor do que nada, e quanto mais, melhor
150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana (ou atividade vigorosa equivalente) são as recomendações da OMS para saúde e bem-estar no que toca aos adultos. Para crianças e adolescentes os valores já são de uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia.

3. Todas as atividades físicas contam
Toda a atividade física é benéfica, seja ela utilizada como parte do trabalho, do lazer ou transporte – caminhada ou bicicleta -, ou até através de brincadeiras com os mais pequenos, tarefas domésticas diárias, como a limpeza da casa ou jardinagem. O que interessa mesmo é mexer o corpo.

4. O fortalecimento muscular é benéfico para todos
A população mais velha, com 65 ou mais anos, deve adicionar atividades físicas específicas para o equilíbrio e coordenação, assim como, o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas.

5. Todos podem beneficiar com o aumento de atividade física
Isto inclui mulheres grávidas, puérperas e até mesmo pessoas que vivem com doenças crónicas ou com algum grau de deficiência.