Skip to main content

Saltar à corda - 7 motivos para o fazer

Saltar à corda é um exercício que nos faz recuar aos tempos de criança, contudo é uma prática bastante utilizada nos treinos por diversos atletas, nomeadamente nos desportos de combate, como o boxe.

 

É divertido, prático, não requer muito espaço para ser executado e traz-nos imensos benefícios a nível cardiovascular, além de que é ideal para quem não é grande adepto de correr ou andar de bicicleta.

Ficou com vontade de saber mais? Então espreite, em baixo, os sete benefícios de saltar à corda.


1.Melhora o desempenho cardiovascular

Está provado que bastam 10 minutos deste exercício para ter os mesmos benefícios que 40 minutos a correr numa passadeira. Ou seja, este é um treino de cardio bastante benéfico para o coração e para os pulmões, sendo também um grande aliado no combate ao aumente de peso, hipertensão ou diabetes.

 

2. Fortalece os ossos

Saltar à corda ajuda a conservar a densidade óssea na idade adulta, além de contribuir para um correto desenvolvimento ósseo dos mais novos.

 

3. Fortalece os membros inferiores

Assim como andar de bicicleta, saltar à corda exige e proporciona força na perna. O movimento contínuo entre salto e aterragem ajuda no fortalecimento da elasticidade dos tendões e da fáscia, a isto junta-se o facto de ser um ótimo exercício para quem gosta de ter uns gémeos mais tonificados.

 

4. Melhora a coordenação

Ao ser uma atividade cíclica, que tanto pode ser realizada a um ritmo estável ou com mudanças na cadência, faz com que a coordenação motora, o equilíbrio e a resistência sejam melhorados, sendo necessário haver uma sincronização constante entre olhos, pés e mãos, de acordo com um estudo da National Library of Medicine.
Deverá ser executada mantendo sempre as costas direitas e os joelhos ligeiramente fletidos.


5. Aumenta a força nos ombros

Apesar da maioria dos benefícios físicos de saltar à corda se concentrem nos membros inferiores, diversos estudos, como por exemplo o publicado na Human Kinetics Journal, demonstram-nos que esta prática fortalece as articulações dos ombros, aumentando a sua mobilidade.

 

6. Previne lesões

Quando bem executado este exercício pode ajudar a prevenir lesões no tornozelo, pois fortalece todos os músculos que o suportam.


7. Fácil e económico

Uma corda ocupa pouco espaço, podendo andar sempre connosco, o que o torna num exercício que pode ser praticado em qualquer lugar, seja no ginásio, em casa ou ao ar livre.


Algumas dicas para saltar à corda:

-Opte por roupas confortáveis e que evitem o suor. Use ténis com amortecimento para suportar o impacto dos pulos e evitar lesões nas articulações;

-Faça exercícios de aquecimento antes de começar;

-Mantenha as costas direitas com os ombros e os braços relaxados e os dedos dos pés virados para a frente;

-Os  joelhos devem estar ligeiramente dobrados;

-Os cotovelos devem estar dobrados a 45°;

-As palmas das mãos devem estar viradas para cima;

-Rodar a corda utilizando os punhos e não os braços; 

-Respire fundo pelo nariz;

-Acompanhe com música.