Skip to main content

Segundo dia do Europeu de Judo: mais uma medalha para Portugal e a Homenagem a Telma Monteiro

Portugal termina o dia com mais uma medalha na competição: Bárbara Timo conquistou hoje, 17 de abril, a medalha de bronze. É assim elevado para três o número de medalhas portuguesas na prova.

Bárbara Timo conquista o bronze

A judoca Bárbara Timo, 14ª no ranking mundial, conquistou hoje a medalha de bronze na categoria -70kg, ao vencer o combate por desclassificação da croata Lara Cvjetko 115ª. A vitória aconteceu no “golden score”, depois de quatro minutos de um combate equilibrado, quando a adversária teve uma ação que colocou em risco a atleta portuguesa sendo, por isso, penalizada com 'hansokomake' (desclassificação), após ter sido penalizada com o terceiro “shido”.

Para a atleta, que se inspirou em Telma Monteiro, vencer foi um momento de felicidade imensa, “as lágrimas no final do combate eram de dor, no pódio eram de alegria. Queria muito conquistar uma medalha num europeu, agora só falta a medalha grande que é a dos Jogos Olímpicos. Foi um dia duro, lutei contra atletas muito fortes, a minha inspiração foi a Telma estar em casa e sentir todo o calor de lutar em casa, foi como se estivesse a lutar em equipa. Quando perdi no segundo combate, veio uma força muito grande pensei que iria dar tudo, lutei com muita emoção, dei tudo na repescagem e consegui o Bronze”, declara.

Assim, com esta medalha, a nível coletivo, Portugal ocupa a 5ª posição do ranking das nações presentes com as três medalhas conquistas até então – duas de bronze e uma de ouro. A liderar a tabela está o Kosovo, com duas medalhas de ouro, seguido da França com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze e terminando com Itália, que tem as mesmas medalhas que a Eslovénia, com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A lutar pelo bronze esteve também Anri Egutidze, 21º no ranking mundial. A derrota veio pelas mãos do 12º no ranking mundial, Christian Parlati (Ouro no Grand Slam de Tashkent 2021. O confronto revelou-se equilibrado, com vários ataques dos dois judocas, ficando apenas decidido no “golden score”, com o “ippon” do adversário.

Com este resultado, Anri Egutidze, conseguiu terminar a sua prestação em 5º lugar, depois de um percurso impressionante onde eliminou o italiano António Esposito (29.º), o campeão olímpico, o russo Khasan Khalmurzaev (15.º), e o campeão mundial, o israelita Sagi Muki (2.º). Apenas o turco Vedat Albayarak travou a sua luta pelo ouro.

Apesar desta classificação não ser novidade para o atleta – em 2018 terminou no mesmo lugar -, o objetivo para conquistar uma medalha no mundial continua bastante presente.

“Infelizmente já não é a primeira vez que fico em 5º lugar. Em 2018, em Israel, também terminei nessa posição. Hoje combati contra todos os atletas que já conhecia, o único que não tinha lutado até agora era o campeão do mundo (Sagi Muki). Sabia que tinha de ser agressivo e que ele era um tipo lutador que não disputa muito por pegas e tinha de aproveitar isso para mim. Ele levou três ‘shidos’, fiquei muito feliz. Custa-me muito o quinto lugar, tenho muitos quintos, mas hoje custou-me mais, pela forma como comecei o dia, esperava acabar com uma Medalha e meti na cabeça que ia chegar à final. Nunca desisti, mas acho que poderia ter sido melhor. Na meia-final não devia ter perdido aquele combate, foi um erro meu. Sei que consigo ganhar a toda a gente. Não levei o bronze porque me faltou mobilidade e ritmo no combate, acho que não consegui lutar o suficiente para ganhar esta medalha, faltou-me um pouco. Agora é focar no próximo grande objetivo que é o campeonato do mundo. Este ano estou a sentir que consigo ganhar uma medalha no mundial.”

Telma Monteiro condecorada

Antes do bloco das finais Telma Monteiro foi homenageada pelo Governo Português, ao receber a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, pelas mãos de António Costa, primeiro-ministro, um dia depois da conquista de mais um título europeu.

«É um motivo de grande orgulho, um exemplo extraordinário e um momento alto do judo nacional. Já tivemos medalhas e há perspetivas de mais. Significa que o judo cresceu e há sempre uma estrela que guia os outros todos, que neste caso é a Telma Monteiro, um exemplo extraordinário em Portugal, na Europa e no mundo», referiu António Costa.

O governante agradeceu ainda a forma como a judoca “tem prestigiado Portugal e honrado os portugueses”, realçando que o maior mérito da atleta “é o que está no coração de todos os portugueses".

"Esta medalha de mérito desportivo tem a ver com a carreira, com toda a vida da Telma Monteiro e tudo o que tem dado a Portugal e aos portugueses. Tivemos a felicidade de ver associada a esta entrega da medalha de mérito desportivo mais uma medalha de ouro, a sexta, neste campeonato", sublinhou António Costa, que lamentou, a ausência de público para aplaudir a conquista da judoca, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Telma agradeceu a homenagem afirmando que “tem sido uma honra e um grande orgulho representar o meu país. Hoje é um dia especial, não só para mim, mas também para o Judo, e se eu dei muito ao Judo e a Portugal, o Judo e Portugal também me têm dado muito. Ter conquistado o sexto título europeu foi ainda mais especial. Este é um ano de Jogos Olímpicos, um sonho que se está a adiar, mas o que eu posso prometer enquanto estiver a combater, é que vou lutar para honrar ao máximo a nossa bandeira, e continuar a conquistar muitas medalhas para Portugal. Obrigado a todos os portugueses, estes títulos são vossos também!”

A homenagem, que se iniciou com um vídeo dos melhores momentos de Telma Monteiro, contou também com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da União Europeia de Judo, Sergey Soloveychik, e do presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes.