Skip to main content

Semana Europeia do Desporto

A Semana Europeia do Desporto (SED) está de volta e os últimos dias foram recheados de ação. Com início a 23 de setembro e término a 30 de setembro, o que não vai faltar são atividades para todos os gostos.

A SED é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia com o objetivo de promover o desporto e, consequentemente, a atividade física junto dos cidadãos, melhorando, desta forma, a saúde, qualidade de vida e bem-estar. A isto, junta-se o facto de o desporto ser um importante veículo de transmissão de valores, que são fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento integral e sustentável dos cidadãos, reforçando, assim, a inclusão, cidadania, tolerância e paz.

Com o tema principal #BeActive a Semana Europeia do Desporto pretende incentivar a que cada pessoa seja ativa, não só durante esta semana, mas sim durante o ano todo.

Nestes últimos dias a Lisboa Capital Europeia do Desporto esteve presente a assinalar as várias iniciativas.

No dia 24 de setembro foi o dia de comemorar o Dia Europeu do Desporto na Escola e reforçar a importância que o desporto tem na vida escolar das crianças e dos jovens. Desta forma, a Quinta Pedagógica dos Olivais recebeu 160 alunos, entre os 6 e os 10 anos de idade, da Escola Básica Sarah Afonso, para a realização de um percurso de orientação repleto de desafios físicos, educativos e didáticos, com o intuito de enaltecer a importância da atividade física para o seu desenvolvimento físico e mental.

O dia 25 foi dedicado as famílias, com o Centro Desportivo Nacional do Jamor a proporcionar as mais diversas atividades: circuitos de aventura, escalada, dança, mini golf ou um percurso de 5km para uma corrida/caminhada, foram algumas das opções disponíveis para se fazer em família.
Nuno Delgado, Mauro Policarpo, Jorge Pina, Jorge Gabriel, Elisabete Jacinto, Patrícia Matos ou João Pedro Pais foram algumas das caras conhecidas que partilharam momentos de incentivo e motivação ao desporto e à atividade física nesta tarde que agradou tanto a miúdos como a graúdos.

O sábado serviu, também, para assinalar o Dia do Professor de Educação Física, uma profissão importante para o bom desenvolvimento dos mais jovens, assim, o auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa homenageou estes profissionais numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal - José Manuel Constantino, a Vice-Presidente do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude – Sónia Paixão, o Chefe de Missão da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 – Nuno Delgado, entre outros.

Já com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a prática de desportos náuticos e promover o contacto com o rio Tejo, os clubes náuticos de Lisboa abriram as suas portas no domingo, 26 de setembro, para demonstrações das modalidades que desenvolvem. Desta forma foi possível ao público ter contacto com o remo e a vela, dois desportos que trazem imensas vantagens como o fortalecimento da musculatura ou o melhoramento da postura e que, cada vez mais, cativa mais adeptos.

Por sua vez, segunda-feira, 27 de setembro, foi o dia dedicado ao Desporto Inclusivo e, de forma a assinalar a data, a população, em especial a população com alguma limitação, foi convidada a realizar atividades abertas em vários locais da cidade, como o Ginásio Clube Português, o Lisboa Ginásio Clube ou a Pista de Atletismo Municipal Moniz Pereira.