Skip to main content

Será que estar sentado diminui os riscos do exercício físico?

Uma percentagem dos benefícios da prática de exercício físico é perdida se passarmos demasiado tempo sentados, um hábito que é bastante comum para quem passa o dia sentado a uma secretária, por exemplo.

Todos nós sabemos que passar demasiado tempo sentado diariamente, seja a trabalhar, ver televisão ou a conduzir, está ligado ao desenvolvimento de hipertensão, obesidade e diabetes, entre outro tipo de patologias. Contudo, se costuma praticar exercício regularmente, faz sentido pensar que os benefícios recolhidos desta prática irão colmatar o facto de passar oito horas, ou mais, sentado numa secretária, mas, infelizmente, a lei da compensação aqui não se aplica.

De acordo com uma investigação levada a cabo por uma equipa de cardiologistas da University of Texas Southwestern Medical Center chegou-se à conclusão de que, por cada 60 minutos que passamos sentados, 8% dos benefícios que ganhamos em 60 minutos de exercício vigoroso são “apagados”. Para percebemos melhor: se corrermos durante 60 minutos de manhã e depois ficarmos sentados durante dez horas, cerca de 80% dos benefícios obtidos com a corrida irão ser perdidos.

Caso se trate de uma atividade física de intensidade moderada, a percentagem irá ser ainda mais impactante : por cada hora que estivermos sentados, 16% dos benefícios obtidos pelos 60 minutos de exercício serão perdidos.

O estudo que envolveu 2223 participantes foi divulgado na publicação Mayo Clinic Proceedings, em 2014, e tem como intuito servir de alerta para quem pratica exercício físico e, por algum motivo, seja trabalho ou não, passa muito tempo sentado. De acordo com a investigação a solução não é desistir de praticar exercício, antes pelo contrário, mas sim reduzir o tempo que se passa sentado. Assim, mesmo que seja no emprego, qualquer que seja o movimento, depois de períodos prolongados, é positivo.


O que fazer para manter os benefícios da prática de exercício físico

Durante a sua jornada de trabalho siga estas dicas:

1. A cada 20 minutos levante-se e estique as pernas e alonge o pescoço e ombros;

2. Mude de posição com regularidade enquanto estiver sentado;

3. Se tiver de usar o telemóvel aproveite para caminhar pelo escritório;

4. Sempre que a opção for usar as escadas ou o elevador, escolha as primeiras;

5. Aproveite a hora de almoço para caminhar um pouco;

6. Segundo uma investigação apresentada no encontro anual do American College of Sports Medicine, em 2013, as pessoas são cerca de 30% menos ativas, no geral, nos dias em que praticaram exercício físico. Vamos tentar contrariar esta tendência;

7. Quando chegar a casa tente ter atingido a marca dos 10 mil passos diários, de acordo com a ciência esta medida permite melhorar a nossa saúde de forma significativa.

 

Nota:  Um estudo que envolveu 17 mil canadianos e que decorreu durante um período de 12 anos demonstrou que quanto mais tempo as pessoas passavam sentadas, mais precocemente morriam, independentemente de idade, peso ou dos hábitos de exercício fisico.