Skip to main content

Sporting, o campeão nacional, é recebido na Câmara Municipal de Lisboa

Depois de conquistar o campeonato nacional, 19 anos após o último título, o Sporting Clube de Portugal foi hoje, 20 de maio, recebido na Câmara Municipal de Lisboa, como campeão nacional da época 2020-2021.

Na cerimónia interdita a adeptos, mas com a presença dos jogadores, equipa técnica, presidente e alguns convidados, quem teve a honra, como seria de esperar, de levar a taça de campeão à autarquia da capital foi Sebastián Coates, o capitão da equipa leonina.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, abriu a cerimónia, começando por congratular os leões “Parabéns a todos por esta grande vitória. O Sporting é, com grande justiça, o campeão de Portugal”, ao que acrescenta “no desporto, como em todas as áreas da vida, o sucesso não é fruto do acaso. Esta é uma vitória do trabalho, da competência e do método. A Câmara Municipal de Lisboa, que é a casa de todos os lisboetas, assinala com alegria as vitórias de todos os seus clubes”.

Fernando Medina, relembrou também os títulos europeus que o Sporting conquistou no futsal e no hóquei em patins afirmando que “o Sporting está a viver um grande momento”, principalmente numa altura em que Lisboa é a Capital Europeia do Desporto, “isto ocorre no ano exato em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto e o Sporting está a dar um notável contributo para o nosso sucesso”.

Rúben Amorim foi alvo de destaque, tanto no discurso de Fernando Medina como de Frederico Varandas, principalmente por ser “um alfacinha de gema, cuja careira de jogador e treinador é, ela própria, com um curto desvio minhoto, um verdadeiro hino aos clubes de Lisboa – Benfica, Belenenses, Casa Pia e Sporting”, refere o autarca. Enquanto o presidente leonino mostra todo o orgulho de o ter como treinador e de ser português “tantos países que amam futebol adorariam que Rúben Amorim fosse da sua nacionalidade. Não! Ele é português, é português e treinador do Sporting”.

Sendo Lisboa a Capital Europeia do Desporto, saudar os clubes, coletividades e associações, por mais pequenas que sejam, é algo que faz, ainda mais, sentido e não ficou esquecido no discurso do presidente da Câmara Municipal de Lisboa “quero também saudar todos os clubes, coletividades e associações, grandes, médios e pequenos, nacionais e de bairro, que são a base do imenso movimento desportivo de Lisboa, da alta competição ao simples desporto de recreio. São ele que têm assegurado o acesso à prática desportiva de sucessivas gerações de lisboetas, cumprindo assim a função essencial na nossa sociedade”.

Frederico Varandas reforça, no seu discurso, que foi a mentalidade vencedora que os fez ser campeões “ a seguir ao empate com o Belenenses escrevi que íamos ser campeões, iríamos ser campeões não por termos o melhor treinador, não por termos um plantel com uma alma incrível, não por termos um plantel com jovens talentos, mas sobretudo por termos mudado a mentalidade do Sporting, uma mentalidade vencedora!” e sem nunca deixar de elogiar a sua equipa, os “heróis deste campeonato” que “foram um autêntico pelotão que tomaram de assalto o campeonato português”.