Skip to main content

Treinar ao ar livre: alguns cuidados a não esquecer

Com a chegada dos tão desejosos dias quentes e compridos, os parques, jardins e praias depressa se transformam em verdadeiros ginásios ao ar livre. No entanto o sol forte e as temperaturas elevadas são fatores a ter em conta por todos os atletas, independentemente do que escolherem fazer. Ficam aqui alguns pontos a ter em conta antes de sair de casa:

 

1.    Escolher as horas de menor calor
As melhores horas para treinar são as da manhã ou final do dia, pois é a altura em que os raios ultravioleta e as temperaturas se encontram mais baixas, facilitando a prática de exercício.

2.    Levar água consigo
Existe uma relação direta entre hidratação correta e a sensação de bem-estar sentida durante o treino. Contudo, a exposição ao sol e a intensidade de exercício levam a uma transpiração mais intensas que, por sua vez, levam à desidratação do corpo. Desta forma, antes de sair de casa, prepare uma garrafa de água para beber durante e após o treino.

3.    Escolha uma roupa leve e confortável
O conforto durante o treino é um pré-requisito e a escolha das peças a usar é a chave. Peças leves, frescas e de tecidos claros ajudam, enquanto nos pés a escolha deve recair consoante o tipo e impacto do treino que irá escolher.

4.    Faça uma refeição leve e rica em nutrientes
Uma boa refeição, que seja leve e rica em nutrientes, irá proporcionar energia para o seu treino. Assim, antes de sair de casa, escolha alimentos ricos em vários nutrientes e de ingestão fácil, levando a uma melhoria dos resultados do seu esforço físico. 

5.    Aplicar protetor solar
A exposição aos ultravioletas pode ser prejudicial para a pele, caso esta não esse encontre protegida. Por isso, antes de se expor ao sol aplique protetor nessas zonas.

6.    Planear o treino
Para rentabilizar o seu treino faça um planeamento prévio do treino que irá fazer, com o número de repetições, séries ou duração do exercício. Caso precise de inspiração os livros e os vídeos são bons locais de procura.

7.    Crie a sua própria banda sonora
Uma boa playlist recheada de boa música é uma motivação extra que é sempre apreciada, assim, em casa faça uma compilação com música descontraída e energética para lhe acompanhar durante o treino.