Skip to main content

Treino outdoor ou treino indoor?

A primeira coisa a ter em consideração é: qual é o lugar onde quero realizar o meu treino? Apesar de ser possível treinar em quase todo o lado, é sempre melhor se for num local que nos seja agradável. Por isso exterior ou interior?

Ambos têm as suas vantagens e desvantagens e cabe a cada um de nós saber o que funciona melhor connosco.

 

Exercício Outdoor

Vantagens:

Treinar ao ar livre traz uma sensação de relaxamento incrível, sendo a razão principal para ser tão escolhida, a par com a presença do sol que nos dá a tão famosa vitamina D. A realização de atividades ao ar livre afeta, também, positivamente o nosso bem-estar físico e psíquico, podendo até levar ao aumento da motivação para treinos mais complexos.

Desvantagens:

Se é agradável treinar ao ar livre, também há imprevisibilidades quando o fazemos, como o clima e o tempo, o que pode levar à interrupção do nosso treino. Treinar durante o calor do verão pode levar a casos de exaustão por calor e desidratação, enquanto no inverno, se não estivermos bem preparados, pode levar a hipotermia.

No que toca à prática de corrida ao ar livre há que prestar mais atenção ao piso porque, ao contrário de uma passadeira, podemos tropeçar numa raiz, pedra ou buraco, por exemplo.

 

Exercício Indoor

Vantagens:

Aqui a desculpa das condições climatéricas já não pode ser utilizada. Treinar em casa faz com que nos sintamos mais descontraídos, e treinar no ginásio poderá levar a uma maior motivação ao fazer exercício com outras pessoas.

No caso do ginásio acresce o facto de haver mais equipamento ao nosso dispor, levando a que seja possível executar exercícios mais avançados ou participar em aulas de grupo.


Desvantagens:

O exercício indoor, principalmente aquele dentro de casa, pode afastar-nos de algumas distrações externas, mas pode levar a que novas apareçam, como é o caso da televisão, dos animais de estimação, do e-mail ou o telefone – tudo isto pode ser um impeditivo na nossa rotina de exercícios.

Outra das desvantagens é o facto de, se não contratarmos um especialista em exercício físico, não temos nenhum profissional que nos possa aconselhar em relação ao melhor plano de treino para os nossos objetivos, ou mais importante, não temos ninguém a corrigir a execução dos exercícios, o que pode levar a lesões.

 

No interior ou no exterior, lembre-se sempre da sua segurança, esta deve ser a sua prioridade. Depois disto analisado é perceber qual é o melhor cenário para si, se for capaz de o fazer então irá alcançar os seus objetivos e ganhos em termos de exercício, bem-estar e saúde.