Skip to main content

Vamos esclarecer algumas dúvidas-base sobre desporto

Quando começamos uma prática desportiva existem sempre imensas dúvidas sobre os benefícios e os cuidados a ter. Hoje iremos abordar as mais comuns.

 

1. Porque é que a prática desportiva faz tão bem?

A prática regular de uma atividade física irá aumentar a esperança média de vida e diminuir o risco de várias doenças como a doença coronária, a hipertensão arterial, a obesidade, o acidente vascular cerebral (AVC), a diabetes mellitus tipo 2, o cancro do cólon e da mama, a demência, a osteoporose ou a depressão. Sendo por isso o melhor “medicamento” para a nossa saúde.
 

2. Quais os benefícios do exercício aeróbio e do treino de força?

Enquanto o exercício aeróbio permite melhorar a capacidade cardíaca e respiratória, o treino de força melhora a capacidade de contração dos músculos e de utilização de reservas energéticas. Estes depósitos de energia, ou “gordura” como é mais conhecido, são usados especialmente quando praticamos exercício, o que ajuda no controlo do nosso peso.

 

3. A prática desportiva é boa para a saúde mental?

Além dos inúmeros benefícios físicos, uma prática desportiva recorrente permitirá diminuir os sintomas de ansiedade e depressão, melhorando a sensação de vitalidade, a memória, a autoestima, o humor ou a qualidade de sono. Além disto a prática desportiva é uma ótima oportunidade de socialização e desenvolvimento de novas competências.

 

4. Que cuidados devemos ter na escolha da modalidade a praticar?

Se pretende iniciar uma atividade desportiva com alguma intensidade, é aconselhado a fazer uma avaliação médica antes de começar. Caso tenha alguma doença crónica deverá aconselhar-se junto do seu médico, de forma a saber qual a modalidade e intensidade recomendada. Caso tenha alguma patologia a nível das articulações, sobretudo as de carga, provavelmente será melhor realizar atividades de menor impacto, como as efetuadas em meio aquático.

De forma geral, deverá escolher uma modalidade que goste pois isso irá aumentar a probabilidade de manter esse hábito de forma regular.

 

5. Que hábitos devem complementar a prática frequente de desporto?

- Ter uma alimentação equilibrada, evitando o consumo em demasia de gorduras (principalmente as hidrogenadas) e hidrato de carbono de absorção rápida (índice glicérico elevado);

- Deve privilegiar cereais integrais, consumir em abundância frutas e legumes e escolher fontes de proteína com baixa gordura (leite e derivados “magros” e peixe e carne “branca”);

- Com uma alimentação adequada às necessidades energéticas de cada um e uma prática regular de exercício é possível manter um peso saudável;

- Também se deve evitar o consumo de tabaco, álcool em excesso e suplementos nutricionais ou desportivos, exato se recomendados por um profissional de saúde.