Skip to main content

Vamos fazer uma pausa ativa no trabalho

Seja pelo stress do dia a dia, o ritmo desenfreado com que realizamos as tarefas ou a pressão para o cumprimento dos objetivos, muitas vezes esquecemo-nos do quão importante é fazer uma pausa no trabalho para mantermos o corpo ativo.

 

Com isto em mente, no dia em que a Semana Europeia do Desporto dedica o dia ao Desporto no Trabalho, disponibilizamos três vídeos com exercícios que podem ser realizados nas suas pausas ativas.


O que são pausas ativas?

Pausas ativas são breves momentos que tiramos, ou que deveríamos tirar, enquanto realizamos o nosso trabalho. É um breve momento em que aproveitamos para relaxar a musculatura e libertar a tensão que se acumula, permitindo com que o trabalho seja retomado sem dor, menos cansaço e com os níveis de stress mais baixos.
São rotinas curtas de exercícios simples que envolvem os grupos musculares - exercícios de mobilidade articular, alongamento e relaxamento - e que são realizadas no ambiente de trabalho.


Quanto tempo devem contemplar?

Se passa horas sentando a uma secretária é fulcral que tenha momentos em que se mexa. O ideal seria que, a cada duas horas, fizesse uma pausa de cinco a dez minutos. Estas durações podem, e devem, ser ajustadas de acordo com a situação de cada um, mas é importante ter em mente que não se trata de ter um momento em que existe uma quebra de produtividade, mas sim períodos em que vai permitir que o corpo e a mente recarreguem baterias, mantendo o foco e a vitalidade pretendida.

 

A sua importância

Muitos de nós passamos grande parte do dia sentados a trabalhar e, por mais confortável que estejamos, o nosso corpo precisa de movimento e atividade, principalmente se quisermos manter um bom estado de saúde, seja físico ou psicológico.

Alguns dos muitos benefícios contemplam:

  • Melhoramento do tónus muscular e da postura
  • Diminuição do stress e aumento da autoestima:
  • Aumento dos níveis de concentração
  • Diminui as hipóteses de adquirir lesões por esforço repetitivo.


Agora que já sabe a importância de se fazer pausas ativas no trabalho, veja e ponha em prática as nossas sugestões, de forma a tirar o melhor partido destes intervalos e melhorar a sua saúde física e mental.


Videos:

Pausa Ativa no Trabalho 1
Pausa Ativa no Trabalho 2
Pausa Ativa no Trabalho 3