Skip to main content

Vamos melhorar a nossa saúde com estes superalimentos de outono

Uma vida saudável e ativa não se baseia só em praticar exercício físico, a hidratação e a alimentação são partes fulcrais para que isto seja atingível.

Com a chegada do outono vieram as chuvas, as descidas de temperatura e a redução das nossas defesas. Assim sendo, nesta altura do ano é importante aproveitar as verduras da época e prepararmo-nos para esta estação da melhor forma.

 

Abóbora

Uma estrela do jardim de outono, a abóbora é um legume muito variado e que pode ser conservado durante bastante tempo, contudo, quando recém-cultivada, tem um sabor diferente. Podendo ser utilizada em diversos pratos, desde sopas a acompanhamentos, doces ou salgados, este alimento fornece vitaminas, minerais, oligoelementos e antioxidantes, e é ainda ideal para uma fácil digestão.

 

Alho-porro

Fortalecer o sistema imunológico é a palavra-chave quando se fala de alho-porro, isto acontece devido à existência de alicina - uma substância antissética, que ajuda na estimulação e fortalecimento do nosso sistema imunitário.
Também os vários compostos de enxofre que dele fazem parte ajudam-no a ser um verdadeiro agente antibacteriano, antibiótico e um antitússico eficaz.

 

Beringelas

Se ainda não inclui beringela na sua alimentação está na hora de o fazer. Este superalimento é extremamente rico em antioxidantes, fibras e diversos minerais como o cobre, potássio e manganês. Como se não fosse suficiente, ainda fornece timina e vitamina B6. As beringelas são também  um membro regular da dieta mediterrânea e têm propriedades diuréticas e desintoxicantes.

 

Beterraba

Fibras vegetais, vitaminas e minerais, são alguns dos constituintes da beterraba. O potássio nela incluída é eficaz para a função cardíaca e muscular e para a saúde nervosa, enquanto o manganês está ligado às funções renal, hepática, óssea e pancreática.

Usualmente é utilizada em sumos ou como acompanhamento.

 

Brócolos

Este é, sem qualquer dúvida, um dos superalimentos por excelência. É uma fonte de infinitos nutrientes e fibras, tem poucas calorias e é super versátil no que toca à sua preparação, podendo ser consumido cru ou cozido, em sopas, saladas, bolos, pratos principais. A imaginação é o seu limite.

 

Cenouras

Apesar de podermos encontrar cenouras durante o ano todo, este alimento é cultivado no outono. Rica em vitamina A, água, cálcio, magnésio, potássio, fibra vegetal e betacaroteno, o seu consumo é importante para a prevenção de várias doenças, principalmente relacionadas com a visão. Não é à toa que ouvimos desde pequeninos que se queremos uns olhos bonitos temos de comer cenoura.

 

Couve-flor

Os glucosinolatos presentes na couve-flor, são substâncias muito benéficas para a nossa saúde. A par disto, este legume fornece-nos vitaminas, minerais, fibras e proteínas vegetas que provem a saúde digestiva. Como se não houvesse já vantagens suficientes, ainda ajuda no controlo dos níveis de colesterol e é um ótimo aliado em dietas de baixas calorias.

 

Espinafre

Fonte de minerais (ferro e magnésio), ácido fólico e vitaminas A e C, os espinafres são um superalimento que deve estar incluído na nossa alimentação. É também o vegetal que fornece mais vitamina K por porção.

O seu consumo também pode ser feito de variadas formas, seja cru ou cozido, em sopas ou saladas, basta escolher.