Skip to main content

VI Seminário FPDD - Conhecer Mais para Incluir Melhor

“A linguagem do desporto é uma linguagem universal”, com um papel bastante importante para a inclusão social. E foi com esta premissa em mente que se realizou dia 20 de dezembro o VI Seminário FPDD.

 

Realizado na segunda-feira, 20 de dezembro, o VI Seminário FPDD* Conhecer Mais para Incluir Melhor, apresentou-nos a edição de 2021 da Revista Científica “FPDD - Desporto e Atividade Física Para Todos”, assim como os artigos selecionados no concurso “Conhecer Mais Para Incluir Melhor” bem como os vencedores do concurso “O Bicas pela Inclusão”.

O foco da revista passa por mostrar como o desporto e a inclusão andam de mãos dadas, dado que “a linguagem do desporto é uma linguagem universal”  para a inclusão social e que, de acordo com a Professora Doutora Leonor Moniz Pereira, é necessário “utilizar a inclusão como um meio para atingir igualdades”.

A importância do desporto é reforçada ao ser utilizada como veículo de mudança de mentalidades, “é um ótimo meio para a mudança de mentalidades sobre o que a pessoa com deficiência é capaz de fazer, dá empoderamento à pessoa com deficiência”, reforça a professora.

A publicação pretende servir de plataforma de diálogo entre instituições e pessoas, além de fornecer conhecimento científico sobre a temática, e pela primeira vez, na revista, começa a ser discutido entre as partes interessadas os projetos a serem desenvolvidos.

Além da apresentação da revista, também foram divulgados os vencedores do concurso “O Bicas pela Inclusão”, um prémio que tem como objetivo promover e incentivar a prática física e desportiva para pessoas com deficiência num ambiente inclusivo. Através de vídeo, os interessados podiam participar, divulgando as atividades de qualidade que realizam no âmbito da atividade física adaptada. No total participaram 21 entidades

As três instituições vencedoras foram, dentro dos 21 participantes foram:

1º Futebol Clube do Porto;
2º APERCIM - Projeto Sai Pra a Rua;
3º Associação Mover Lisboa.

Houve ainda uma menção honrosa para o Agrupamento Escolas Xisto e Gardunha, Fundão.

Quanto ao artigo vencedor do concurso “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, o prémio recaiu sobre “Modelo de Observação e Análise para as Ações Ofensivas no Goalball”, de Márcia Ferreira.

Este foi um seminário inserido no âmbito da Lisboa Capital do Desporto 2021, e o seu término não ficou esquecido, para Gonçalo Saldanha, acesso do vereador Ângelo Pereira da Câmara Municipal de Lisboa, o fim da Capital do Desporto e tudo o que foi desenvolvido foi algo que “muito nos orgulha e agora o plano é dar continuidade a alguns projetos”.

 

* FPDD - Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.