Skip to main content

1ª EDIÇÃO DA VOLTA A PORTUGAL FEMININA É APRESENTADA EM LISBOA

85 ciclistas, um pelotão de 14 equipas, entre formações portuguesas, espanholas e britânicas, cerca de 250 km e quatro etapas, assim é a 1ª edição da volta a Portugal feminina apresentada em Lisboa.

Foi esta quinta-feira, 2 de setembro, que se deu o arranque da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, num percurso repleto de simbolismo ao recriar a primeira Volta a Portugal Masculina.

Após a apresentação das equipas que teve lugar no Parque Eduardo VII, o pelotão composto por 14 equipas, entre formações portuguesas, espanholas e britânicas, seguiu em desfile até ao Cais do Sodré, embarcando para Cacilhas para dar início à corrida na margem sul do rio Tejo.

Nesta primeira etapa da competição que ligou Cacilhas a Setúbal num percurso de 81,5 quilómetros, a britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) saiu-se vencedora, tornando-se na primeira ciclista a vestir a camisola amarela nesta estreia da Volta a Portugal feminina.

O pódio ficou completo com Lucy Lee, em segundo lugar, e Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense), terceira classificada, tornando-se na melhor portuguesa em prova.

“É uma sensação espetacular estar aqui com uma equipa britânica na primeira edição deste evento. Há atletas muito fortes e foi incrível vencer. Estou expectante sobre o que poderei fazer na etapa de amanhã, mais montanhosa do que hoje. Gosto das subidas. A etapa de amanhã encaixa mesmo nas minhas características”, referiu a primeira líder da prova.

Entre as oito melhores da jornada houve mais três ciclistas nacionais, nomeadamente, Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e as juniores Beatriz Pereira (Bairrada) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).


Próximas etapas:

  • 3 de setembro – Mafra – Loures, num percurso de 72 km;
  • 4 de setembro – Vila Franca de Xira, contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros;
  • 5 de setembro – Caldas da Rainha e Lisboa, num total de 94,7 quilómetros.